Mato Grosso
Novo governador diz que MT precisa passar por recuperação judicial
Mauro Mendes (DEM) diz que assume o estado com dívidas para servidores, poderes e fornecedores
Política | 02 de Janeiro de 2019 as 07h 35min
Fonte: G1 MT

O novo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), que foi empossado no cargo nessa terça-feira (1º), afirmou que o estado deve passar por uma situação semelhante à recuperação judicial.
Na iniciativa privada, a recuperação judicial de uma empresa é um meio utilizado para evitar a falência dela, ou seja, ao invés de pedir falência pede-se a recuperação, que como o próprio nome já diz é uma tentativa de recuperar aquela atividade evitando o fechamento e as consequentes demissões e não pagamento dos credores.
“O estado precisa hoje de algo semelhante a uma recuperação judicial. Mato Grosso tem que entrar em um plano de recuperação fiscal, o que seria analogamente na iniciativa privada a uma recuperação judicial”, afirmou.
Segundo ele, não há prazo para que Mato Grosso saia da crise econômica em que está.
“Esse plano nós vamos detalhar internamente junto aos secretários, com a participação do vice-governador Otaviano Pivetta, mas não dá para estabelecer prazo. Não é uma tarefa simples, porque nós vamos depender de várias ações, como a redução da despesa, quanto a elevação da arrecadação”, disse Mauro Mendes.
Como forma de retomar a economia de Mato Grosso, o novo governador diz que é necessário equilibrar a receita e a despesa do estado.
“Prioridade no momento é equilibrar receita e despesa e, depois, fazer sobrar dinheiro para os investimentos. O principal pilar nesse momento é fazer o equilíbrio fiscal. Mato Grosso deve hoje para praticamente 100% dos seus fornecedores, deve aos poderes, deve aos municípios, deve na saúde uma quantidade muito grande”, destacou.
Mauro falou ainda que uma das metas mais difíceis deve ser trazer qualidade para a saúde pública, além de a retomada de obras que foram paralisadas nos últimos governos.
“Queremos fazer a saúde funcionar e retomar as quase 500 obras que estão paralisadas. Criar um grande programa de desenvolvimento econômico. Fazer um planejamento de curto, médio e longo prazo para que a economia de Mato Grosso também cresça e, assim, aumente também a arrecadação”.
Para ele, é necessário que o cenário econômico seja atrativo tanto para o empresário que já está no estado, quanto para aqueles que pretendem investir em Mato Grosso.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09