Sinop
Novo secretariado tem vice, remanescentes de Rosana e funcionários do prefeito
Staff da nova gestão mescla empresários, advogados, funcionários públicos e contratados de Dorner
Política | 17 de Dezembro de 2020 as 18h 19min
Fonte: Jamerson Miléski

O prefeito eleito de Sinop, Roberto Dorner (PRB), apresentou na tarde desta quinta-feira (17), a sua equipe de secretários e diretores que irão compor a gestão que começa dentro de 15 dias. Assim como ao longo campanha, o vice-prefeito Dalton Martini (Patriota), estava ao lado de Dorner na apresentação, reformando a ideia de “gestão compartilhada”.
Durante a apresentação, Dorner e Daltan ressaltaram que a composição do secretariado foi feita de forma técnica, com a escolha de pessoas “capazes” para desempenhar a função. “A maioria [dos novos secretários], não precisa do salário. Eles vieram para ajudar a fazer a gestão”, discursou Dorner. Logo no anúncio da equipe, o novo prefeito disse que “quem não funcionar nós vamos substituir”, mostrando que o seu time não é perpétuo.
Dorner e Dalton apresentaram 16 nomes que irão compor o 1º escalão da gestão municipal. São 10 secretários, 5 diretores e o procurador jurídico da prefeitura. O único nome faltando na lista é do diretor de Esportes. Segundo Dalton, nenhuma reforma administrativa deve ser feita nos primeiros 3 meses da gestão, em função do decreto do Governo Federal que congela os gastos com o funcionalismo público e proíbe a criação de novos cargos. “A princípio as secretarias continuam funcionando com as mesmas atribuições e competências”, afirmou Dalton, que sinalizou uma ampla reforma administrativa no decorrer da gestão.
A nova equipe de secretários mescla empresários, advogados, funcionários públicos de carreira, comissionados da atual gestão e empregados de Roberto Dorner em suas empresas privadas.
Entre os mantidos na função está o procurador jurídico da prefeitura, Ivan Schneider, lotado no cargo desde junho de 2018. A secretária de Meio Ambiente, Ivete Mallmann, também foi aproveitada por Dorner, e continua na função.
Além disso, comissionados de segundo escalão da prefeita Rosana Martinelli acenderam na gestão do novo prefeito. Daniela Sevignani, que atualmente é coordenadora na secretaria de Administração, será a diretora do Previ-Sinop. Sandra Donato, que foi coordenadora de educação infantil, agora será secretária de Educação. Cesar Muriana, diretor da Escola de Artes municipal, foi promovido a diretor de Cultura.
Ainda no grupo de funcionários públicos, está o servidor do Estado, Valério Gobatto. Ele será o secretário de Saúde dessa gestão. Gobatto já esteve nessa função no segundo mandato do prefeito Nilson Leitão (PSDB). Por fim, o major da PM, Joubert Sacramento, conduzirá a secretaria de Trânsito.
A primeira dama, Scheila Pedroso, será a secretária de Assistência Social.
Empresários na prefeitura
A lista de empresários começa com Dalton Martini. O vice-prefeito vai conduzir a secretaria de Obras, segundo ele, temporariamente. A ideia é “ajeitar” a pasta nos primeiros meses da gestão e então retornar ao posto restrito de vice-prefeito.
Klayton Gonçalves, empresário da área de sistemas, será o secretário de Desenvolvimento Econômico (antiga secretaria de Indústria e comércio, fusionada com Agricultura). Ele foi indicado pela Unesin, associação que reúne algumas entidades de classe do município.
Também vinculado à entidades de classe está o novo secretário de Administração, Thiago Medina. Empresário da área de consultoria, Medina acabou de ser eleito presidente da ACES (Associação Comercial e Empresarial de Sinop).
No caixa da prefeitura estará Joselito Backes. Empresário do setor alimentício, Backes foi um dos coordenadores da campanha.
Fechando a lista de empresários está Waldomiro Teodoro dos Anjos, engenheiro e dono da empresa de pesquisa Real Dados. “Miro”, como é conhecido, vai responder pelo Prodeurbes, departamento de engenharia da prefeitura, que entre outras coisas ordena a abertura de novos loteamentos, alvarás de construção e similares.
Advogados e empregados
O advogado Vilson Barozzi será o novo diretor do Procon. Na equipe de Dorner também acumulam o diploma de direito Ivete Mallmann, Daniela Sevignani e Ivan Schneider.
Para o Governo e Comunicação – braços políticos da gestão municipal – Dorner buscou quadros dentro da sua empresa. A secretária de Governo será Faira Strapazzon. Atualmente ela é diretora da emissora de televisão que o prefeito tem no município.
Também do SBT Sinop vem o diretor de comunicação. Ricardo Ridel, jornalista e apresentador de um dos noticiários da emissora será o gestor do departamento responsável pela comunicação da prefeitura.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00