Sinop
Partidos deverão indicar nomes para compor a CPI da Usina
Composição da comissão será feita na próxima segunda-feira
Política | 18 de Setembro de 2018 as 11h 47min
Fonte: Jamerson Miléski

A presidência da Câmara de vereadores de Sinop acatou, nessa segunda-feira (18), o pedido de instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para apurar alguns procedimentos realizados pela concessionária da Usina Hidrelétrica de Sinop. A composição da comissão deverá ocorrer na próxima segunda-feira (24).
Na sessão de ontem, o presidente Ademir Bortoli (MDB), pediu para que os partidos indicassem seus representantes para a CPI. Joacir Testa (PDT) e Leonardo Viseira (PP), que são os únicos vereadores das suas siglas, já foram nominados. Cabe ao MDB e PR indicar um membro cada. A dúvida ficou a cargo do PSDB. O partido possui 4 cadeiras na Câmara de Sinop. No entanto, no momento, 3 estão licenciados e suas vagas estão sendo ocupadas por suplentes do DEM. Bortoli incumbiu o único integrante do PSDB investido no cargo, Luciano Chitolina, de tratar junto aos demais vereadores da sigla a indicação do membro que irá integrar a CPI.
O pedido de instalação da CPI foi proposto na última semana pelo vereador de Sinop, Remídio Kuntz (PR). O documento, assinado por 14 vereadores, levanta suspeitas sobre dois procedimentos realizados pela empresa que executa as obras da Usina Hidrelétrica de Sinop. Remídio questiona se a empresa possui autorização para fazer a remoção de cascalho ao longo da área de impacto, próximo a Gleba Mercedes. O solo laterítico está sendo empregado na recuperação de estradas ao longo do assentamento.
Outro ponto levantado no documento é o aterramento dos resíduos vegetais extraídos pela empresa. Conforme o vereador, a madeira resultante da supressão vegetal feita pela usina na área do lago está sendo enterrada. Remídio afirma que grandes quantidades de tora já foram soterradas e locais que, com o enchimento do lago, ficarão debaixo d’água. O vereador questiona se o procedimento é ambientalmente correto.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30