Abin paralela
PF indicia Bolsonaro, Carlos e Ramagem no esquema de 'Abin paralela'
Polícia Federal conclui inquérito sobre suposto uso de estrutura paralela na Abin para espionagem ilegal.
Política | 17 de Junho de 2025 as 09h 58min
Fonte: Redação

A Polícia Federal (PF) finalizou o inquérito chamado “Abin paralela” e indiciou 30 pessoas, incluindo figuras do núcleo da família Bolsonaro, acusadas de envolvimento em um esquema de espionagem com uso de softwares de rastreamento.
O relatório foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à Procuradoria-Geral da República. Entre os principais indiciados estão:
-
Jair Bolsonaro, ex-presidente da República, apontado como líder da organização criminosa investigada;
-
Carlos Bolsonaro, vereador do Rio de Janeiro e filho do ex-presidente ;
-
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e atual deputado federal pelo PL-RJ, suspeito de coordenar diretamente as ações da “Abin paralela”;
-
Policiais federais afastados durante as investigações, além de ex-assessores do “gabinete do ódio”, como Tércio Thomaz e José Matheus Salles Gomes (“Zueiro”).
O esquema teria sido operacionalizado entre 2019 e 2022, com uso de softwares como FirstMile, desenvolvido por empresa israelense, e outros sistemas de geolocalização e espionagem para monitorar autoridades, jornalistas e opositores políticos — sem respaldo legal.
Nas apurações anteriores, a PF já identificou um arquivo com lista de procuradores contra quem Ramagem mantinha interesse e áudios entre Bolsonaro e Ramagem mencionando interferências nas investigações. Ramagem teria sugerido “procedimentos administrativos” para conter auditores da Receita Federal.
O inquérito também indicou que a estrutura paralela teria interferido em investigações sobre o esquema de rachadinha envolvendo Flávio Bolsonaro e vazado informações para influenciadores, afetando a percepção pública e possíveis processos contra aliados.
Próximos passos
Com o indiciamento, o caso segue no STF, por envolver autoridades com foro privilegiado. A Procuradoria deverá analisar a denúncia e decidir se oferece ação penal. Os indiciados têm o direito à defesa e negam a existência da suposta “Abin paralela”, chamando a investigação de conjectural.
Abin paralela, Bolsonaro espionagem, Ramagem indiciado, Carlos Bolsonaro PF, FirstMile espionagem, inquérito STF.
Notícias dos Poderes
Proposta que aumenta número de deputados federais pode gerar impacto de R$ 845 milhões
A expectativa é que o Senado acelere a análise do PLP para cumprir o prazo estabelecido pelo STF, embora o relator da matéria ainda não tenha sido definido
17 de Junho de 2025 as 15h12Mato Grosso pode abrir mais duas vagas para deputados federais em 2026
A proposta, que já foi aprovada na Câmara dos Deputados no início de maio, aumenta o número total de deputados federais de 513 para 531.
17 de Junho de 2025 as 07h57Governo assume erro, admite ressarcimento e faz oposição bater a cabeça no caso dos empréstimos consignados do Executivo
PROJETO QUE REGULAMENTA OPERAÇÕES CONSIGNADAS E APROVADA EM MENOS DE TRÊS HORAS. APURAÇÃO DE IRREGULARIDADES ANTERIORES VÃO CONTINUAR
11 de Junho de 2025 as 20h21ALMT aprova em 1ª votação projeto que limita empréstimos consignados de servidores estaduais
De acordo com dados apresentados na tribuna, cerca de 80 mil servidores estaduais possuem contratos de empréstimos consignados ativos, resultando em mais de 313 mil operações financeiras.
12 de Junho de 2025 as 07h44Assembleia aprova lei que garante home care a crianças com AME em MT
A nova lei garante que equipes multidisciplinares qualificadas atendam essas crianças em casa, com monitoramento contínuo e todos os equipamentos necessários.
12 de Junho de 2025 as 08h00Prefeito encontra com presidente do TCE e rememora incentivo aos projetos do meio ambiente em Sinop
10 de Junho de 2025 as 22h18Fumar maconha em público poderá resultar em multa de R$ 1,5 mil em Cuiabá
Projeto de lei apresentado por vereador do PL prevê multa civil a quem for pego consumindo substância em locais públicos em Cuiabá
11 de Junho de 2025 as 07h34Professora Graciele assume mandato e reforça presença feminina na AL-MT com foco na defesa das mulheres
Com a licença do deputado estadual Lúdio Cabral (PT), a educadora deve assumir a cadeira no legislativo a partir da próxima quarta-feira (18)
10 de Junho de 2025 as 16h24