Eleições 2020
PSDB desiste da candidatura própria e avalia possível composição
Joacir Testa abriu mão da pré-candidatura de prefeito, mas partido ainda não definiu aliança
Política | 16 de Setembro de 2020 as 22h 13min
Fonte: Jamerson Miléski

A posição do PSDB de Sinop nas eleições de 2020 será definida nas últimas horas do dia. O partido, que já comandou o município entre 2001 e 2008, realizou sua convenção hoje, quarta-feira (16), no prazo limite da legislação eleitoral. A reunião terminou por volta das 21h, com apenas uma definição: o vereador e empresário Joacir Testa, não será candidato a prefeito.
Testa migrou do PDT para o PSDB durante a janela eleitoral, colocando-se como pré-candidato a prefeito. Com uma extensa lista de nomes na disputa, ele retirou sua pré-candidatura. “Nosso esforço agora é para diminuir o número de candidatos na disputa e aumentar assim o apoio ao projeto de Nilson Leitão ao Senado”, declarou o presidente do diretório municipal, Aluízio Pereira de Barros.
Ontem, durante a convenção estadual do PSDB, a candidatura de Nilson Leitão à vaga suplementar no Senado recebeu o apoio do PL e do DEM, partidos que estão em projetos políticos opostos – o PL trabalha a reeleição de Rosana Martinelli enquanto do DEM indicou o vice para chapa encabeçada por Juarez Costa (MDB).
Para evitar o enfraquecimento local, explicou Aluízio, o PSDB optou por compor com outro partido na majoritária. No entanto, a convenção encerrou sem nenhuma definição de qual seria a aliança. “Agora nós vamos discutir essa situação até a meia noite de hoje”, declarou.
Ainda na convenção o PSDB apresentou sua chapa para disputa proporcional. São 23 candidatos a vereador, sendo 7 mulheres. Os vereadores Adenilson Rocha e Dilmair Callegaro disputarão a reeleição.
Especulação
Ao comentar o grande número de candidaturas a prefeitura de Sinop, o ex-prefeito, ex-deputado federal e candidato ao Senado, Nilson Leitão, disse que embora o cenário seja plural, a política sempre terá dois campos na disputa: a situação e a oposição.
Ao se referir na situação, pontuou as candidaturas de Juarez Costa, Rosana Martinelli e Jorge Yanai, restando na “oposição” a chapa composta por Roberto Dorner (PRB) e Dalton Martini (Patriotas).
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00