Eleições 2022
Real Time no PR: Moro e Alvaro Dias empatam tecnicamente para o Senado
Política | 16 de Agosto de 2022 as 17h 00min
Fonte: Caíque Alencar - UOL

Pesquisa do instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) com 30% das intenções de voto, na corrida por uma vaga para o Senado pelo Paraná. O senador Alvaro Dias (Podemos) tem 27%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Moro e Dias estão tecnicamente empatados. O instituto também fez sondagem sobre a disputa pelo governo do estado, que apontou vitória do governador Ratinho Jr. (PSD), candidato à reeleição, ainda no primeiro turno.
Na disputa pelo Senado, a lista segue com Paulo Martins (PL), que tem 8%; e Aline Sleutjes (Pros) e Rosane Ferreira (PV), as duas com 2% cada. Considerando a margem, Martins, Sleutjes e Ferreira estão tecnicamente empatados. Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) ficaram com 1% cada e Roberto França (PCO) não pontuou. Os cinco, portanto, empatam tecnicamente com Sleutjes e Ferreira, mas não com Martins. A pesquisa de hoje não é comparável com a edição de julho, já que houve mudança entre as opções exibidas aos entrevistados.
O Podemos foi o primeiro partido ao qual Moro se filiou após deixar o Ministério da Justiça. O ingresso ocorreu devido a uma articulação de Dias, mas o ex-ministro deixou a legenda em março deste ano para entrar no União Brasil. À época, o Podemos disse que soube da saída pela imprensa. Hoje, Moro e Dias são adversários. A pesquisa foi feita com 1.500 entrevistas por telefone no Paraná entre os dias 13 e 15 de agosto. O nível de confiança é de 95%, e custo foi de R$ 20.000. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é PR-06612/2022.
Veja o resultado a seguir
- Sergio Moro (União Brasil): 30%
- Alvaro Dias (Podemos): 27%
- Paulo Martins (PL): 8% Aline Sleutjes (Pros): 2%
- Rosane Ferreira (PV): 2%
- Orlando Pessuti (MDB): 1%
- Laerson Matias (PSOL): 1%
- Desiree Salgado (PDT): 1%
- Carlos Saboia (PMN): 1%
- Roberto França (PCO): 0%
- Branco/nulo: 12%
- Não sabe/não respondeu: 15%
Ratinho Jr. venceria no 1º turno
O Real Time Big Data também fez a sondagem da disputa para o governo do Paraná. Segundo a pesquisa, o atual governador Ratinho Jr. (PSD) venceria com 52%. O resultado é da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.
O ex-governador Roberto Requião (PT) ficaria em segundo lugar, com 18%. Os demais candidatos pontuaram 1% ou menos
Pesquisa estimulada
- Ratinho Jr. (PSD): 52%
- Roberto Requião (PT): 18%
- Ricardo Gomyde (PDT): 1%
- Professor Ivan (PSTU): 1%
- Ângela Machado (PSOL): 1%
- Vivi Motta (PCB): 1%
- Solange Ferreira Bueno (PMN): 0%
- Joni Correia (DC): 0%
- Adriano Teixeira (PCO): 0%
- Branco/nulo: 13%
- Não sabe/não respondeu: 13%
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, Ratinho Jr. lidera com 31%. Requião tem 10%
- Ratinho Jr. (PSD): 31%
- Roberto Requião (PT): 10%
- Ângela Machado (PSOL): 1%
- Branco/nulo: 15%
- Não sabe/não respondeu: 43%
Sobre o instituto
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.
Notícias dos Poderes
Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00Senadores de MT querem impeachment de Alexandre de Moraes; veja como é o rito
05 de Agosto de 2025 as 15h02Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36