Sinop
Regularização de terrenos doados para empresas trava na inércia da prefeitura
Juiz dá prazo de 48h para o município fazer a sua parte na elaboração do TAC
Política | 04 de Junho de 2024 as 21h 23min
Fonte: Jamerson Miléski

Em outubro de 2023, uma audiência foi realizada com vários empresários de Sinop que se instalaram no LIC-Norte (Loteamento Industrial e Comercial Norte). Diante de membros do judiciário, do Ministério Público e do Executivo municipal, os proprietários de empresas instaladas em terrenos doados pela prefeitura buscavam uma forma de regularizar a situação, depois que a transmissão dos imóveis foi julgada como ilegal. Naquele dia, foi conferido um prazo de 6 meses para a prefeitura fornecer todo o aparato técnico sobre os imóveis. Essa documentação nortearia a formação de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), lavrado pelo Ministério Público. Esse prazo encerrou no dia 25 de abril e até o momento a prefeitura não fez sua parte.
Diante da situação, o juiz da 6ª vara cível da comarca de Sinop, Mirko Giannotte expediu uma decisão, nesta terça-feira (4), afim de fazer o processo andar. O magistrado deu um prazo de 48 horas para a prefeitura de Sinop informar, “minuciosamente”, as providências que tomou para viabilizar a autocomposição com os proprietários do LIC-Norte. “Autocomposição” é como se chama o dispositivo para resolução de conflitos entre as partes.
Mirko lembra, em sua decisão, que além de ter sido o autor do erro legal, o município de Sinop tem a obrigação moral e a responsabilidade econômica de reparar a situação. “Os proprietários em questão receberam seus respectivos imóveis por meio de doação com encargos do Município de Sinop, conforme Lei Municipal nº 1.193/2009. Em razão de inconstitucionalidade formal que atingiu a referida legislação, as áreas deverão retornar ao status quo ante. Em outras palavras, o município de Sinop que, originariamente, pautando-se em lei inconstitucional, promoveu a doação com encargos, está no dever legal (e até mesmo moral) de ser a ‘chave’ para a regularização do LIC-Norte. Caso contrário a economia local e a empregabilidade estarão frontalmente afetados”, redigiu o magistrado.
O LIC Norte foi implantado pela gestão municipal em novembro de 2009. O projeto disponibilizava uma área pública onde seriam abertas 8 quadras, totalizando 196 lotes de mil metros quadrados, a serem disponibilizados para empresas com interesse em se instalar no município. Para ter acesso, era preciso passar por um processo junto à secretaria de Indústria e Comércio da prefeitura e cumprir dois requisitos principais: construir, no mínimo, 200 metros quadrados e gerar ao menos 10 empregos. As empresas “contempladas” pagariam apenas a contribuição de melhoria, referente as obras de pavimentação e infraestrutura. Na época o valor ficou na casa dos R$ 30 mil. No total, 101 empresas receberam lotes no LIC Norte.
No ano de 2013, quando grande parte das empresas instaladas já estavam operando, o Ministério Público moveu uma ação, questionando a legalidade do LIC-Norte na forma como foi implantado. A legislação que ancorou as doações de terrenos foi declarada como ilegal.
A formalização de um TAC entre empresas, o município e o Ministério Público foi a alternativa apontada para resolver o imbróglio jurídico, selar de vez a questão e permitir que as empresas continuem atuando.
BENEFÍCIOS E OBRIGAÇÕES
A vontade política por traz da criação do LIC Norte era de gerar um programa de incentivo para expansão da indústria e do comércio, estimulando a economia de Sinop. Além do terreno apenas com o custo das obras, as empresas do LIC Norte ainda foram contempladas com isenção de IPTU, por até 6 anos. No primeiro ano de operação, a isenção era de 100%, chegando a 20% no 6º ano.
Como contrapartida a empresa deveria construir seguindo as normas vigentes, instalar sua unidade, de modo que ocupasse pelo menos 20% do terreno e, no máximo 70% - além de gerar o mínimo de 10 postos de trabalho diretos.
Esse “pacto” – até a lei ser considerada inconstitucional – era eterno. Se a empresa encerrasse suas atividades, cedesse o imóvel, mudasse sua atividade sem justificativa plausível ou não gerar os empregos, o terreno voltaria para o patrimônio do município. As exigências compõem a chamada “Doação com Encargos”.
Atualmente, no LIC Norte operam importantes indústrias e distribuidoras do município, como fábricas de barcos, tintas, vidros temperados, alimentos, rações, estruturas metálicas, concreto usinado, artefatos de cimentos e outros.
Notícias dos Poderes
Bolsonaro fala por telefone em ato em Cuiabá e pode ter violado decisão do STF
04 de Agosto de 2025 as 08h04Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21