Prefeitura SP
Ricardo Nunes (MDB) é reeleito prefeito de São Paulo
Política | 27 de Outubro de 2024 as 18h 20min
Fonte: Isto é
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito neste domingo, 27, para continuar à frente da cidade de São Paulo por mais quatro anos. O candidato do MDB superou Guilherme Boulos (PSOL).
Nunes apostou em uma campanha focada em destacar suas realizações nos três anos de gestão herdados de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2020 em decorrência de um câncer. O emedebista adotou uma postura de centro, mas também protagonizou ataques e ações judiciais ao longo da campanha.
Um dos trunfos de Nunes para garantir sua vitória foi o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Desde o início do ano, Tarcísio trabalhou para viabilizar a candidatura de Nunes e se tornou seu principal padrinho político nas eleições deste ano.
O governador mergulhou de cabeça na campanha, articulando alianças partidárias e conquistando o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que inicialmente demonstrava resistência ao nome de Nunes. Como parte do acordo, Tarcísio conseguiu emplacar o nome indicado por Bolsonaro para a vice na chapa do emedebista: o coronel Ricardo Mello Araújo.
Nunes usou a imagem do governador para fortalecer sua candidatura, o que, por tabela, também beneficiou Tarcísio, consolidando-o como um dos principais articuladores políticos destas eleições.
Para garantir a reeleição, Nunes precisou superar o desconhecimento inicial do eleitorado, desvencilhar-se da sombra de Tarcísio durante a pré-campanha e, ao mesmo tempo, manter certa distância de Bolsonaro para evitar um aumento na rejeição.
Durante a pré-campanha, Nunes “se escondeu” sob a sombra de Tarcísio, mas assumiu protagonismo ao iniciar oficialmente sua disputa pela Prefeitura. Ele participou de diversas sessões de media training para se preparar para os debates mais acirrados da campanha.
Nunes também precisou lidar com ataques de adversários, como Pablo Marçal (PRTB), com quem teve um embate no debate da RedeTV!, e de Boulos, que reiteradamente mencionou investigações envolvendo o emedebista.
Ao longo da campanha, Nunes investiu em pautas ideológicas e acenos ao eleitorado evangélico para conquistar os votos de Marçal no segundo turno. A estratégia incluiu aproximação com setores do bolsonarismo, que estava fragmentado na primeira fase da eleição.
Nunes também atacou Boulos, tentando associar o adversário a uma imagem de extremismo. A tática funcionou, aumentando a rejeição ao candidato do PSOL.
Com a vitória, Nunes terá mais quatro anos para governar a maior cidade da América Latina. Entre seus principais desafios estão reduzir os índices de insegurança, especialmente no centro da cidade, e melhorar a mobilidade urbana da capital.
Notícias dos Poderes
Fávaro é exonerado do cargo de ministro da agricultura
03 de Dezembro de 2024 as 10h22Paulinho Abreu homenageia Edinho durante entrega da Comenda Marcelinho Boiadeiro
28 de Novembro de 2024 as 16h36Três de MT votaram a favor de PEC que proíbe aborto em todas as situações, incluindo estupros
28 de Novembro de 2024 as 13h18Vereadores selam acordo para nova presidência da Câmara
Com apoio de 10 eleitos, Remídio Kuntz espera ser o próximo presidente da casa de leis
26 de Novembro de 2024 as 18h55Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
Com a mudança, o servidor Juliano Melo retorna à função de secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde
18 de Novembro de 2024 as 12h19MPF apura emendas de R$ 1,4 milhão enviadas por deputada e senador para municípios de Mato Grosso
06 de Novembro de 2024 as 11h09Entenda como o Brasil pode ser impactado com o resultado das eleições nos EUA
Valor do dólar, investimentos em energia sustentável e taxas de importação podem ser áreas influenciadas a depender do vencedor
05 de Novembro de 2024 as 12h30