Briga de família
Riva nega uso de caixa 2 por campanha de Janaina e denuncia ameaças feitas pela esposa do irmão
Política | 13 de Maio de 2025 as 19h 21min
Fonte: O documento

ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José Riva, divulgou uma declaração pública nesta terça-feira (13) em resposta ao vídeo publicado por seu irmão, Antônio Riva, conhecido como Priminho, que acusou a campanha eleitoral da deputada estadual Janaína Riva (MDB) de 2014 de ter utilizado a conta bancária de sua esposa para movimentações financeiras não declaradas.
A polêmica teve início com a publicação de um vídeo por Antônio Riva nesta terça-feira (13), no qual ele afirmou que a conta bancária de sua esposa foi utilizada para movimentações financeiras não declaradas durante a campanha de 2014 de Janaína Riva — quando a parlamentar foi eleita pela primeira vez. As alegações rapidamente ganharam repercussão nas redes sociais e geraram reação imediata de José Riva.
Em tom de desabafo, José Riva refutou categoricamente as alegações, classificando-as como "uma mentira deslavada", e lamentou a exposição pública da crise familiar. “Meu irmão, eu não posso manter um relacionamento baseado em chantagem e extorsão. Tenho um compromisso com a verdade e com a justiça”, afirmou Riva em áudio compartilhado nas redes sociais.
O ex-deputado também se dirigiu diretamente a Priminho, dizendo estar profundamente triste com a situação e reiterando que sempre procurou ampará-lo, inclusive oferecendo cuidados médicos e hospedagem. “Reitero o convite que fiz para você morar na minha casa. Ia cuidar de você até o final da vida. Mas a sua esposa, de fato, nós não podemos mais aceitar”, disse.

Segundo José Riva, os problemas familiares se intensificaram após ele alertar o irmão sobre condutas inadequadas da esposa de Priminho, o que teria desencadeado acusações e conflitos. Riva afirma que, em determinado momento, a cunhada teria ameaçado a própria filha e a filha dele. “Você tem coragem de me contar isso. E ainda diz que não contou aos seus filhos?”, questiona.
O ex-parlamentar também desmentiu qualquer irregularidade fiscal envolvendo a esposa de Priminho. “Basta consultar o CPF dela. Não tem débito nenhum na PGFN ou na Receita Federal”, garantiu.
José Riva ainda fez menção à sua irmã, identificada como Bambina, que também teria sido processada pela esposa de Priminho. “Uma das mulheres mais corretas que eu conheço”, defendeu.
Por fim, o ex-deputado lamentou o rompimento familiar e reforçou sua disposição em manter as portas abertas para o irmão, apesar dos conflitos. “Mesmo com tudo isso, eu quero te dizer: estou aqui. A sociedade juarense, o povo que conhece minha família, sabe que nós somos incapazes de fazer isso com alguém.”
A deputada estadual Janaína Riva, filha de José Riva e sobrinha de Priminho, ainda não se pronunciou oficialmente sobre as acusações.
Notícias dos Poderes
Trump assina decreto e impõe tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 6 de agosto
Medida é classificada como emergência nacional e visa punir suposta censura no Brasil; carne e café estão entre os itens que ficarão mais caros, enquanto suco de laranja, minérios, aviões e petróleo foram poupados
30 de Julho de 2025 as 16h37Prefeito articula com deputado Elizeu Nascimento emendas para saúde e infraestrutura
30 de Julho de 2025 as 16h16Vice-prefeito Paulinho Abreu assina contrato Qualifica Turismo para fomento do setor em Sinop
30 de Julho de 2025 as 15h12'Que esse seja um aviso', diz Marco Rubio após aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes
Dispositivo foi criado para impor sanções econômicas a indivíduos acusados pela Casa Branca de violações graves contra os direitos humanos e é apelidado de 'pena de morte financeira'.
30 de Julho de 2025 as 13h36EUA aplicam Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Informação de que a lei seria aplicada nesta quarta foi antecipada por Lourival Sant'Anna, analista de Internacional da CNN
30 de Julho de 2025 as 13h02Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00