Protesto
Servidores passam a noite na ALMT para tentar evitar votação de projeto sobre a RGA
Segundo o presidente do sindicato de uma das categorias, cerca de 40 pessoas passaram a noite no plenário
Política | 23 de Janeiro de 2019 as 08h 58min
Fonte: G1 MT

Os servidores públicos passaram a noite no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para tentar evitar que um projeto que altera o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) - recomposição inflacionária, que deveria passar por segunda votação na terça-feira (22).
Ao todo, segundo o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde de Mato Grosso (Sisma), Oscarlino Alves cerca de 40 manifestantes passaram a noite no plenário.
A pauta faz parte de um pacote de medidas apresentada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para conter gastos e enxugar a máquina pública.
Na semana passada, Mendes decretou estado de calamidade financeira para tentar conter a crise no estado.
Esses e outros projetos que tratam de cortes de gastos propostos pelo governo tramitam em regime de urgência e para votá-los os deputados estão fazendo sessões extraordinárias.
Na primeira votação, o projeto sobre a RGA obteve 14 votos favoráveis pela aprovação e seis contrários. Os seis deputados que votaram contra foram Wancley Carvalho (PV), Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB).
Desocupação
Na terça-feira, o juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, determinou que os servidores que estão ocupando o prédio da ALMT em protesto deixassem o local em até 3 horas.
A ação foi proposta pelo procurador-geral da assembleia legislativa, Grhegory Paiva Pires Moreira Maia.
Na TV Assembleia, porém, o presidente Eduardo Botelho (DEM) disse que não pretende utilizar força policial para que os manifestantes sejam retirados do local.
Notícias dos Poderes
Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09