Medicinal
TJ derruba lei que obrigava Prefeitura em MT a fornecer cannabis
Desembargadores reconheceram que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei
Política | 07 de Julho de 2025 as 12h 30min
Fonte: Mídia News

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) declarou inconstitucional uma lei municipal de Lucas do Rio Verde, que previa a distribuição de cannabis medicinal pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município.
A decisão foi unânime e seguiu o voto do relator, desembargador Hélio Nishiyama.
A ação foi proposta pelo prefeito Miguel Vaz (Republicanos), sob o argumento de que a norma, de iniciativa parlamentar, criou despesa pública sem a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, exigência prevista no artigo 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).
O relator rejeitou a alegação de vício de iniciativa, citando entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que normas que geram despesa, mas não alteram a estrutura administrativa ou o regime jurídico dos servidores, não invadem a competência exclusiva do Executivo. No entanto, reconheceu que a ausência do estudo de impacto compromete a validade da lei.
Com base em jurisprudência do STF e de outros tribunais estaduais, o TJMT concluiu que a norma violou exigência constitucional de planejamento orçamentário e transparência fiscal, razão pela qual foi declarada inconstitucional.
"Por outro lado, é certo que a norma em análise cria despesa à Administração Pública Municipal, tendo em vista que estipula a obrigação de dispensação de medicamentos pela rede de saúde municipal", escreveu o relator.
"Em termos práticos, o estudo de impacto financeiro serve para demonstrar que as novas obrigações legais atribuídas à administração pública, a exemplo da dispensação de medicamentos pelo SUS, foram cuidadosamente avaliadas quanto à sua viabilidade orçamentária, evitando surpresas que possam comprometer a estabilidade das contas públicas. Assim, a falta do referido estudo inevitavelmente acarreta a inconstitucionalidade do ato normativo".
A cannabis medicinal tem sido utilizada para diversos tipos de terapias, como em casos de dor crônica, epilepsia, esclerose múltipla, ansiedade e depressão, entre outras.
Notícias dos Poderes
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália, diz Ministério da Justiça
Deputado italiano Angelo Bonelli contou em sua conta no X que ele deu o endereço de Zambelli para a política italiana. Zambelli tinha fugido do Brasil no fim de maio após ser condenada a 10 anos de prisão.
29 de Julho de 2025 as 16h21Janaina foca no Senado, mas não descarta governo em 2026 e busca apoios
29 de Julho de 2025 as 07h45Senado tem 26 pedidos de impeachment a ministros do STF
Atual legislatura está sob pressão do bolsonarismo para dar andamento ao processo de cassação. Moraes é principal alvo dos pedidos
28 de Julho de 2025 as 07h00Mauro Mendes: China recuou diante dos EUA, agora cabe ao governo Lula negociar solução
Para o governador de MT, Brasil precisa estabelecer diálogo direto com Washington diante da ameaça de taxas de 50%
25 de Julho de 2025 as 13h10Marçal é condenado à inelegibilidade pela terceira vez por ataques à adversários
24 de Julho de 2025 as 08h41Virginia Mendes admite disputar vaga na Câmara Federal, mas que decisão depende da família
22 de Julho de 2025 as 13h42Mendes cita crise no setor aéreo, mas crê em voos internacionais em 2025
21 de Julho de 2025 as 08h11Após perder visto dos EUA, Moraes toma primeira medida contra Eduardo Bolsonaro
Ministro do STF determina inclusão de publicações do deputado em inquérito após Eduardo apoiar sanções americanas contra ele
19 de Julho de 2025 as 13h41