Na CCJ da Câmara
Três de MT votaram a favor de PEC que proíbe aborto em todas as situações, incluindo estupros
Política | 28 de Novembro de 2024 as 13h 18min
Fonte: Unica News
Nesta quarta-feira (27), a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara dos Deputados aprovou a PEC (Proposta de Emenda à Constituição), que proíbe o aborto no Brasil até mesmo em casos previstos na lei, como o estupro. Quatro deputados federais de Mato Grosso fazem parte da CCJ, três deles votaram a favor e apenas uma votou contra o projeto, que internamente foi definido como um "retrocesso".
Os deputados que votaram a favor são: Coronel Fernanda (PL), Juarez Costa (MDB) e Coronel Assis (PL). A única a votar contra a PEC foi Gisela Simona (União Brasil).
O texto foi aprovado por 35 votos favoráveis e 15 contrários.
A partir de agora a proposta passará por um colegiado especial. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda deve autorizar a criação de uma comissão especial para poder analisar o projeto. A expectativa é que esta comissão tenha 40 sessões para debater com todos os lados envolvidos na PEC.
Depois da comissão especial, a PEC precisará ser aprovada no plenário da Câmara em dois turnos. Em cada um, são necessários três quintos dos votos (308).
A proposta foi apresentada em 2012 à época pelo deputado Eduardo Cunha (Republicanos). O texto altera o 5° da Constituição Federal para garantir a inviolabilidade do direito à vida, "desde a concepção". Caso o Congresso aprovar a PEC, mesmo o aborto que hoje é permitido por lei em apenas três casos também ficaria proibido.
Legislação atual permite que mulheres façam aborto em três situações. O Brasil permite o procedimento quando a mulher corre risco de morte e não há outro jeito para salvá-la, em gestações de fetos com anencefalia (ausência de cérebro ou de parte dele) e em gravidez ocasionada por estupro.
Notícias dos Poderes
Fávaro é exonerado do cargo de ministro da agricultura
03 de Dezembro de 2024 as 10h22Paulinho Abreu homenageia Edinho durante entrega da Comenda Marcelinho Boiadeiro
28 de Novembro de 2024 as 16h36Vereadores selam acordo para nova presidência da Câmara
Com apoio de 10 eleitos, Remídio Kuntz espera ser o próximo presidente da casa de leis
26 de Novembro de 2024 as 18h55Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
Com a mudança, o servidor Juliano Melo retorna à função de secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde
18 de Novembro de 2024 as 12h19MPF apura emendas de R$ 1,4 milhão enviadas por deputada e senador para municípios de Mato Grosso
06 de Novembro de 2024 as 11h09Entenda como o Brasil pode ser impactado com o resultado das eleições nos EUA
Valor do dólar, investimentos em energia sustentável e taxas de importação podem ser áreas influenciadas a depender do vencedor
05 de Novembro de 2024 as 12h30Abilio anuncia mais dois secretários para gestão 2025: arquiteto urbanista e ex-diretor do IEL
01 de Novembro de 2024 as 10h12Projeto de lei prevê a leitura da Bíblia nas escolas de Sinop
Autor do projeto diz que objetivo é difundir o conteúdo do “livro mais importante já escrito”
30 de Outubro de 2024 as 18h37