Invertida
TSE anula decisão e mantém mandato do senador Medeiros
Liminar mantém senador no cargo e afasta posse de empresário sinopense
Política | 15 de Agosto de 2018 as 10h 58min
Fonte: Jamerson Miléski

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) concedeu nesta terça-feira (14) liminar que suspende a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) que cassou o mandato do senador José Medeiros (Podemos).
A decisão foi proferida pelo ministro do TSE, Napoleão Nunes Maia Filho. Em sua avaliação, a sentença do TRE precisa ser submetida ao efeito suspensivo recursal obrigatório, o que torna o afastamento imediato do senador, ilegal.
A defesa de José Medeiros contesta o acórdão do TRE e pede a reforma da decisão onde se reconheça a inexistência de fraude e se mantenha o mandato. Na decisão do TSE, o ministro afirma que o pedido do senador Medeiros tem “plausibilidade jurídica do direito invocado”.
Para o senador José Medeiros a decisão do TSE restabelece a verdade dos fatos. “A decisão do TSE recompõe a justiça e tranquiliza a população de Mato Grosso. Especialmente nesse momento, às vésperas das eleições”, frisa o parlamentar.
A decisão afasta, mais uma vez, o intento do empresário de Sinop, Paulo Fiúza, assumir a vaga no Senado Federal. Desde que Pedro Taques (PSDB), titular eleito em 2010, se afastou em 2014 para disputar a eleição de governador, Fiúza pleiteia a vaga no Senado. Ele alega que foi, desde sempre, o escolhido para ocupar a primeira suplência – fato que Taques reconheceu em entrevista concedida ontem (14).
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30