Sinop
Vereador diz que vai assumir secretaria de Assistência Social
Mudança no staff mantém líder da prefeita na Câmara de vereadores
Política | 26 de Fevereiro de 2019 as 10h 34min
Fonte: Jamerson Miléski

O vereador do MDB, Ademir Bortoli, declarou que vai assumir a secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Sinop. A afirmação foi feita durante a sessão da Câmara desta segunda-feira (25). Bortoli informou que iria compor a equipe da prefeita Rosana Martinelli (PR), e na condição de secretario se colocou a disposição dos demais vereadores.
Desde que a atual gestão assumiu, em janeiro de 2017, a secretaria de Assistência Social é conduzida por Josi Palmassola. Historicamente a pasta nunca foi gerida por um homem. Antes do mandato de Rosana, a secretaria de Assistência Social foi assumida exclusivamente pelas esposas dos prefeitos eleitos.
Bortoli está no seu terceiro mandato como vereador. Ele foi o segundo candidato mais votado, com 1.757 votos, e o primeiro dentro do grupo da prefeita. O vereador tem formação acadêmica em Serviço Social – área de interesse dessa secretaria - e está concluindo a sua segunda faculdade, no curso de Direito. Ele já teve uma passagem pelo poder executivo como Secretário de Governo, na gestão Juarez Costa.
A condução de Bortoli para a Secretaria de Assistência Social conserva o atual líder na prefeita na Câmara. Mauro Garcia (MDB), foi anunciado ontem como o interlocutor de Rosana no legislativo. Embora tenha sido o 9º vereador mais votado, ele é apenas o 1º suplente do MDB e está exercendo o cargo em função da licença da titular, Maria José (MDB), que encerra no dia 4 de março. “Me candidatei, fui o 9º mais votado e faço parte desse grupo que não está rompido. Estou pronto para assumir essa função”, disse Mauro.
Desde o início do ano Rosana tem buscado dispositivos para reformular sua representatividade na Câmara. A gestora chegou a cogitar a recriação da secretaria de Esportes, puxando assim o vereador Joaninha (MDB), para a pasta – abrindo a vaga para Mauro. Com todos os processos da câmara travados, a medida não se mostrou viável. Bortoli, antes da Assistência Social, chegou a ser cotado para a Secretaria de Indústria e Comércio, que acabou sendo assumida por Billy Dal’Bosco (PR).
Ninguém confirma
O GC Notícias buscou confirmar a declaração de Bortoli de que assumiria a pasta. A assessoria de comunicação informou que não existe nada oficial sobre a condução do vereador para a secretaria. A secretaria de Governo, que costuma fazer a interlocução entre o executivo e o legislativo, declarou que a nomeação ou indicação de secretários é assunto exclusivo da prefeita Rosana Martinelli.
O GC Notícias também entrou em contato com a atual secretária de Assistência Social, Josi Palmassola. Ela declarou que não foi informada que deixaria o cargo. “Certamente a prefeita vai me informar a cerca de qualquer mudança”, comentou Josi.
A prefeita ainda não se manifestou oficialmente sobre a nomeação.
Atualizando as 13h28
A prefeita Rosana respondeu ao GC Notícias sobre a nomeação do vereador Ademir Bortoli para a secretaria de Assistência Social. Rosana disse que o vereador deverá, provavelmente, assumir a pasta após o Carnaval.
Notícias dos Poderes
Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30Em 1ª votação, Assembleia aprova projeto que proíbe transição de gênero em menores de 18 anos em MT
21 de Agosto de 2025 as 13h20Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09