Sinop
Vereador pede para MP verificar legalidade da verba indenizatória
Com as mudanças, vereadores continuam recebendo R$ 5 mil por mês sem prestar contas
Política | 28 de Junho de 2019 as 09h 53min
Fonte: Redação com assessoria

O vereador Ícaro Severo (PSDB) protocolou, na tarde de quinta-feira (27), um documento que solicita ao Ministério Público Estadual (MPE) que verifique a legalidade e a constitucionalidade das últimas alterações promovidas pela Mesa Diretora e Vereadores na lei que instituiu a verba indenizatória aos vereadores.
Ícaro anexou decisões do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e do Supremo Tribunal Federal (STF), que versam sobre a necessidade de prestação de contas – por meio de apresentação de notas fiscais e documentos comprobatórios – da verba indenizatória dos vereadores de Cuiabá.
O projeto que foi recentemente apresentado pela Mesa Diretora e aprovado pela maioria da Câmara passou a exigir dos vereadores a apresentação de um relatório das atividades parlamentares, como forma de “prestação de contas”. Porém, Ícaro defende que a simples apresentação de um relatório não é o suficiente para comprovar os gastos dos vereadores, e que isso não pode substituir a necessidade de apresentação de notas fiscais.
“As decisões dos tribunais citados são claras afirmando que não há como desincumbir a pessoa do ônus de apresentar documentos hábeis comprobatórios das referidas despesas, que é a forma adequada e transparente de se prestar contas de recurso público, o que, ao meu ver, torna a lei da verba indenizatória dos vereadores de Sinop ilegal”, argumentou Ícaro, que foi contra à proposta da Mesa Diretora.
As alterações da verba indenizatória, apesar de aprovadas pela Câmara, ainda não foram sancionadas e publicadas no Diário Oficial. O pedido de apreciação por parte do MPE foi direcionado à 4ª Promotoria de Justiça Cível de Sinop.
“Enquanto a proposta não se torna lei, entendo pela necessidade de analisá-la e discuti-la, buscando garantir a segurança jurídica e conduzir os trabalhos legislativos em consonância com os entendimentos do TJMT, do STF e da própria Constituição Federal”, concluiu Ícaro.
Notícias dos Poderes
Juarez Costa permanece como secretário-geral do MDB em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 20h04Com 48%, Mauro tem ampla vantagem; Janaina ficaria com a 2ª vaga para Senado
20 de Agosto de 2025 as 16h32ALMT vota projeto que reduz em 30% imposto sobre abate de vacas em Mato Grosso
20 de Agosto de 2025 as 15h08Câmara pauta projeto que regula redes sociais para crianças
PL nº 2628 ganha força após repercussão de vídeo do Felca
19 de Agosto de 2025 as 16h09Câmara de Sinop aprova 14 projetos que incluem Centro de Cuidados ao Idoso e incentivos educacionais
19 de Agosto de 2025 as 09h22Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06