Sinop
Vereadores aprovam irmão da prefeita para presidir a Ager
Jaime Dalastra comandará a autarquia que fiscaliza a Águas de Sinop
Política | 06 de Junho de 2018 as 11h 38min
Fonte: Jamerson Miléski

A Câmara de vereadores de Sinop, aprovou na sessão de ontem, terça-feira (5), o novo presidente da Ager (Agência Reguladora de Sinop). Jaime Dalastra foi indicado pela prefeita Rosana Martinelli (PR), para ocupar o cargo pelos próximos 2 anos. Além de ser irmão da prefeita, Jaime foi secretário de governo de Rosana Martinelli.
A nomeação foi aprovada pelos vereadores em primeira e única votação, entrando extra-pauta para apreciação. Os vereadores Adenilson Rocha, Ícaro Severo e Dilmair Callegaro, todos do PSDB, votaram contra a indicação. Severo sustentou que, além da nomeação configurar nepotismo (algo vedado pela legislação nacional), ela não respeita as exigências previstas pela própria lei que institui a AGER. “O artigo 14 da lei 2036/2014, que regulamenta a Ager estabelece que o diretor deve cumprir os seguintes requisitos: ter conhecimento jurídico, ou econômico, ou administrativo ou técnico em área sujeita ao exercício do poder regulatório da AGER Sinop. Em uma conversa o senhor Jaime admitiu que não possui formação em nenhuma dessas áreas”, frisou Severo.
Os vereadores favoráveis a nomeação do novo presidente da Ager não argumentaram sobre seu voto. Jaime é o terceiro presidente da autarquia, criada em 2014 com o propósito de fiscalizar os serviços de água e esgoto da cidade, que haviam sido recém transmitidos por concessão pública para a iniciativa privada (Águas de Sinop). A agência também teve sua atuação ampliada para a fiscalização e regulação da concessão do transporte coletivo. Além disso, a Ager será a fiscal de qualquer concessão estabelecida pela prefeitura de Sinop – o que pode ocorrer com o aeroporto municipal, a coleta e destinação de resíduos e outros serviços de natureza municipal.
Jaime sucede Almiro Muller, segundo diretor presidente da Ager. Antes dele, o cargo era ocupado por Juventino Silva, que se afastou da função para disputar a eleição municipal de 2016. O presidente da Ager tem a mesma remuneração de um secretário municipal, com salário base mensal de R$ 11 mil.
Notícias dos Poderes
CCJ aprova projeto do voto impresso, e Rosana Martinelli comemora resultado
25 de Agosto de 2025 as 08h15Deputados apresentam proposta para mudar regra de pagamento da RGA em Mato Grosso
25 de Agosto de 2025 as 07h24Janaina assume o MDB em MT e foca em alianças para disputar majoritária
21 de Agosto de 2025 as 19h14Governo de MT estabelece novas regras para empréstimos consignados para servidores; veja mudanças
Entre as novas medidas de fiscalização estão penalidades mais rigorosas para descumprimento das regras, incluindo advertência, suspensão, descredenciamento e multas
21 de Agosto de 2025 as 13h30