Mitando
Vereadores concedem título de cidadão sinopense a Jair Bolsonaro
Homenagem ao presidente da República foi aprovada por unanimidade
Política | 10 de Agosto de 2020 as 17h 42min
Fonte: Jamerson Miléski

O presidente da República, Jair Bolsonaro, é o mais novo cidadão honorário de Sinop. A homenagem foi aprovada, por unanimidade, pelos 15 vereadores da Câmara, na sessão ordinária desta segunda-feira (10). O autor da proposição foi o vereador Dilmair Callegaro, do PSDB. Outros 12 vereadores assinaram o projeto como coautores. As duas mulheres que integram a Câmara local foram as únicas a não assinar a propositura, mas votaram favorável.
Segundo Dilmair, só pelo fato de ser presidente da República, Bolsonaro já merecia o título. Além disso, o vereador justificou que Bolsonaro tem feito muito pelo agronegócio e pelos produtores de todo país – pontuando a Ferrogrão como uma dessas ações. A ferrovia que conectará Sinop ao porto de Miritituba, no Pará, começou a ser idealizada em 2012 e as primeiras ações para implantação ocorreram em 2016.
Outro vereador a enaltecer a postura do presidente foi Luciano Chitolina (PSDB). Segundo ele, “Bolsonaro mostrou pra que veio”. “Nossa região mato-grossense e amazônica já deve a ele mais do que à qualquer outro presidente”, discursou Chitolina, listando a conclusão da BR-163 entre Sinop a Miritituba – com a pavimentação dos 51 km remanescentes da obra – e creditou ao presidente a implantação da Ferrogrão. “Vindo dele eu acredito”, completou.
Chitolina disse que prefere um presidente “bronco, fala grosso e estúpido”, do que alguém com “fala mansa e larápio”. Também afirmou que Bolsonaro e sua família são diariamente atacados por “esquerdopatas” e concluiu dizendo: “quem dera se tivéssemos 16 anos de Jair Messias Bolsonaro no nosso país”.
Tony Lennon (PRB), reivindicou o pioneirismo em defender a candidatura de Bolsonaro, dizendo ter sido o primeiro vereador a declarar apoio ao atual presidente. Mas compensou dizendo que o único erro do atual líder nacional foi classificar a pandemia de Covid-19 como “gripezinha”. “Tenho certeza que hoje ele entende a realidade da situação. Acho que ele poderia voltar atrás e entender que ele errou naquele momento”, declarou Tony.
Ademir Bortoli (PRB), também lembrou que, ainda em 2017, ele e outros dois vereadores visitaram Bolsonaro no seu gabinete, quando ainda era deputado federal.
Em julho, Bolsonaro anunciou que visitaria Sinop no dia 1º de agosto. A viagem oficial acabou não ocorrendo – já que o presidente acabou contraindo o Covid-19. A agenda foi adiada, sem data definida.
E o Lula?
Em 2017, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso concedeu um título de cidadão mato-grossense benemérito ao ex-presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva (PT). A homenagem foi bastante criticada por alguns vereadores de Sinop.
Notícias dos Poderes
Emenda de R$ 40 mi para entidade em Brasília gera embate entre Buzetti e Coronel Fernanda
14 de Agosto de 2025 as 14h58Julgamento no TRE-MT aponta maioria por absolvição de Chico Gamba e Robson Quintino
Relator aponta ausência de prova de ilicitude e destaca que adversário teve maior engajamento nas redes
13 de Agosto de 2025 as 17h06Câmara aprova projeto do Castramóvel e de políticas públicas voltadas para a saúde de Sinop
12 de Agosto de 2025 as 07h46Mendes lidera pesquisa ao Senado com 37,8%; Janaina tem 18,8%
O pleito eleitoral do ano que vem elegerá dois senadores; Pedro Taques tem a maior rejeição
12 de Agosto de 2025 as 07h50Trump oferece 50 milhões de dólares para quem prender Nicolás Maduro
09 de Agosto de 2025 as 08h30Lula diz que vai convidar Trump para a COP30, em Belém
Presidente quer saber o que norte-americano pensa da questão climática
06 de Agosto de 2025 as 07h00