Sinop
Vereadores selam acordo para nova presidência da Câmara
Com apoio de 10 eleitos, Remídio Kuntz espera ser o próximo presidente da casa de leis
Política | 26 de Novembro de 2024 as 18h 55min
Fonte: Jamerson Miléski
Na tarde desta terça-feira (26), um grupo formado por 10 vereadores de Sinop eleitos para próxima legislatura selou compromisso para eleição da mesa diretora que vai assumir a Câmara Municipal em janeiro. A chapa proposta, “Unidos Por Sinop”, é encabeçada pelo vereador Remídio Kuntz (Republicanos), que já foi presidente da Casa Legislativa em 2009-2010 e em 2019-2020.
A aliança construída conta com vereadores experientes e novatos, que estão na base, mas também na oposição do prefeito Roberto Dorner (PL). O grupo mescla vereadores do PSDB e Novo, adversários do prefeito reeleito no pleito passado, com novos aliados, representados pela bancada do MDB.
Com Remídio na presidência, a chapa traz Célio Garcia (MDB), como primeiro secretário, Moisés do Jardim do Ouro (PL) como 1º vice-presidente, Toninho Bernardes (PL) como 2º vice-presidente e Rodrigo Gargantini (Novo) como 2º secretário. As outras 5 assinaturas são dos vereadores Marcos Vinicius (PSDB), Ênio da Brígida (PSDB), Gilsimar Silva (MDB), Juventino Silva (MDB), e Zezinho Construtor (Solidariedade).
Dos 10 vereadores que endossam o acordo, 5 já tiveram passagem pelo legislativo municipal: Remídio, Célio, Toninho, Moisés e Juventino. Os outros 5 são estreantes.
Em entrevista, Remídio frisou que a composição foi autônoma, com cada vereador decidindo sua posição com relação a eleição da mesa diretora. “Aqui fizemos uma composição com 10, mas ainda iremos falar com os outros 5 vereadores. Essa mesa diretora irá trabalhar pelos 15, igualmente”, destacou Remídio.
No começo das articulações para definir o próximo presidente, Toninho Bernardes alçou seu nome, mas acabou recuando para compor com Remídio. Na outra ponta, o vereador reeleito Dilmair Callegaro (PL), se mobilizou para disputar a presidência, mas assim como ocorreu no início do mandato passado, acabou não conseguindo adesão.
A eleição da mesa diretora será no dia 1º de janeiro, durante a sessão solene que deve ser conduzida pelo vereador mais votado no pleito de 2024, que nesse ano foi Moisés do Jardim do Ouro.
Notícias dos Poderes
Fávaro é exonerado do cargo de ministro da agricultura
03 de Dezembro de 2024 as 10h22Paulinho Abreu homenageia Edinho durante entrega da Comenda Marcelinho Boiadeiro
28 de Novembro de 2024 as 16h36Três de MT votaram a favor de PEC que proíbe aborto em todas as situações, incluindo estupros
28 de Novembro de 2024 as 13h18Gilberto Figueiredo retorna à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso
Com a mudança, o servidor Juliano Melo retorna à função de secretário adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde
18 de Novembro de 2024 as 12h19MPF apura emendas de R$ 1,4 milhão enviadas por deputada e senador para municípios de Mato Grosso
06 de Novembro de 2024 as 11h09Entenda como o Brasil pode ser impactado com o resultado das eleições nos EUA
Valor do dólar, investimentos em energia sustentável e taxas de importação podem ser áreas influenciadas a depender do vencedor
05 de Novembro de 2024 as 12h30Abilio anuncia mais dois secretários para gestão 2025: arquiteto urbanista e ex-diretor do IEL
01 de Novembro de 2024 as 10h12Projeto de lei prevê a leitura da Bíblia nas escolas de Sinop
Autor do projeto diz que objetivo é difundir o conteúdo do “livro mais importante já escrito”
30 de Outubro de 2024 as 18h37