Cenário alarmante
Aprosoja contesta previsão de safra recorde de soja em MT
Segundo a entidade, as chuvas intensas têm causado atrasos significativos na colheita da oleaginosa
Rural | 22 de Janeiro de 2025 as 15h 43min
Fonte: Estadão Conteúdo

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) questionou, em nota divulgada nesta terça-feira (21) as previsões de safra recorde de soja para o Estado na temporada 2024/25, anunciadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Segundo a entidade, as chuvas intensas têm causado atrasos significativos na colheita, perdas de qualidade nos grãos e dificuldades logísticas que comprometem o desempenho da safra. A Conab projeta uma produção recorde de 46,16 milhões de toneladas de soja em Mato Grosso, enquanto o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), em estimativa divulgada em dezembro, apontou para 44,04 milhões de toneladas.
Porém, segundo a Aprosoja-MT, apenas 1,41% da área plantada foi colhida até o momento, uma redução de 11,41% em relação a igual período da safra anterior.O diretor administrativo da Aprosoja-MT, Diego Bertuol, relatou, em nota, que o excesso de chuvas tem impossibilitado a colheita em diversas regiões.
"O cenário é alarmante. Temos mais de 400 milímetros acumulados nos últimos 15 dias, impossibilitando as colheitas dos grãos prontos e também daqueles que já foram dessecados. Temos talhões com mais de 15 dias de dessecados, chegando a 20% de grãos avariados, outros com mais de 30% de umidade indo para o armazém, o que gera desconto de mais de 50% da carga", disse.
No leste do Estado, após um período prolongado de chuvas, os produtores conseguiram retomar a colheita em algumas áreas. No entanto, segundo a entidade, a qualidade da soja colhida foi severamente afetada, com índices elevados de grãos avariados, em média entre 20% e 25%.De acordo com a Aprosoja-MT, o atraso na colheita também está comprometendo o plantio do milho segunda safra.
Com um intervalo reduzido para o cultivo, os produtores enfrentam o risco de plantar fora da janela ideal, aumentando a vulnerabilidade às condições climáticas adversas. Como já adquiriram sementes, fertilizantes e outros insumos, muitos não têm alternativa senão seguir com o plantio, mesmo em condições desfavoráveis. Além das perdas de qualidade, a Aprosoja-MT destacou problemas logísticos e estruturais.
Segundo o vice-presidente da entidade, Luiz Pedro Bier, estradas não pavimentadas utilizadas para o escoamento de grãos estão em condições críticas devido às chuvas. A capacidade insuficiente de armazenagem agrava a situação, com formação de filas em armazéns e rejeição de cargas com alto teor de umidade.A Aprosoja-MT alertou ainda para o prolongamento do ciclo da soja devido à alta nebulosidade.
"O ciclo da soja, que chegaria com 110 ou 115 dias pronto para colher, está passando de 125 dias, além do aparecimento de algumas pragas. Isso acarreta uma grande perda da produção. Essa narrativa de safra recorde não se enquadra para esse momento em Mato Grosso", concluiu Diego Bertuol.
Notícias dos Poderes
Etanol de milho transforma MT e setor não teme chegada de elétricos
Produção movimenta agricultura, indústria, comércio e garante vantagem ao consumidor na bomba
25 de Agosto de 2025 as 07h42Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT
Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas
21 de Agosto de 2025 as 15h54China troca soja dos EUA pela do Brasil e produtores pedem ajuda a Trump
Em carta, American Soybean Association alertou que os produtores vivem “estresse financeiro extremo”, com preços em queda e custos de insumos em alta
21 de Agosto de 2025 as 09h48Entenda por que o CADE suspendeu a Moratória da Soja
21 de Agosto de 2025 as 08h44Soja sobe mais de 2% em Mato Grosso, em agosto
Cenário no Estado é de alta nos custos de produção, puxada por fertilizantes e defensivos
20 de Agosto de 2025 as 15h58Brasil aumenta exportação de soja à China em 13,9% em julho
No mesmo mês, chineses compram quase 55 mil toneladas a menos dos Estados Unidos
20 de Agosto de 2025 as 15h32Custo da soja 25/26 sobe e importações de insumos agrícolas têm a menor taxa em 6 anos
Fertilizantes seguem em alta mesmo após produtores aguardarem recuo nos preços
19 de Agosto de 2025 as 16h19Recuperações judiciais do agro cresceram 60% no 2º trimestre
De acordo com levantamento, no período, número chegou a 388 empresas; tarifaço dos EUA sobre alguns segmentos deve elevar pedidos, dizem especialistas
19 de Agosto de 2025 as 13h00