Teste positivo
Caso de gripe aviária é confirmado pelo MAPA em criação de aves no interior de Mato Grosso
Rural | 09 de Junho de 2025 as 07h 00min
Fonte: Gazeta Digital

Um caso de gripe aviária foi confirmado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) neste sábado (7) em uma criação de aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis (658 km a leste de Cuiabá). Após testes o resultado deu positivo para a detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP), confirmando o primeiro caso da doença neste ano em Mato Grosso.
Este é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil. Conforme divulgado pelo MAPA, o Serviço Veterinário Oficial esteve no local e interditou a propriedade rural em Campinápolis para a coleta de amostras para análise laboratorial, as quais resultaram positivas para gripe aviária. De acordo com a pasta, começaram ainda neste domingo (8) as medidas de erradicação e as ações de vigilância no raio de 10 km ao redor do foco.
Segundo apurado, no raio detectado, não há estabelecimentos avícolas comerciais. Esse é o quarto foco da doença em aves de subsistência detectado no Brasil.
É dito que a ocorrência em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros e que o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.
Conforme divulgado , no último dia 19 de maio deste ano, um caso suspeito de gripe aviária foi investigado no município de Nova Brasilândia (215 km ao sul de Cuiabá) em Mato Grosso. O resultado do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP), que fez a investigação de amostra da ave com sintomas suspeitos da influenza aviária, teve como resultado final negativo para a doença.
A suspeita surgiu poucos dias após a confirmação do primeiro foco da doença em uma granja comercial no Brasil, em Montenegro (RS).
Desde maio o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) tem intensificado as ações de fiscalização sanitária e monitoramento a fim de impedir que a gripe aviária (influenza aviária) ingresse em planteis comerciais de aves ou em propriedades rurais com avicultura de subsistência em Mato Grosso.
Em entrevista recente, o médico veterinário e professor na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Daniel Moura de Aguiar, informou que a gripe aviária é uma enfermidade infectocontagiosa causada pelo vírus influenza subtipo H5N1 que causa uma doença aguda que leva à morte de aves domésticas, por exemplo, galinha, pato, ganso.
"Esse vírus é de baixa patogenicidade para nós, seres humanos. No entanto, podemos nos infectar, mas com uma doença branda, com sintomas gripais. Nos seres humanos, quem geralmente se infecta é a pessoa que atua no cuidado dos animais, como alimentação, troca de cama de aves, aquela pessoa que entra do galpão para fazer a rotina da criação", esclareceu.
Notícias dos Poderes
Com tarifaço, exportações do Estado crescem em setembro
20 de Outubro de 2025 as 11h29STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14Agro enfrenta gargalo de armazéns em meio a safras recordes
Capacidade de armazenagem cresceu 2,58% nos últimos cinco anos, em descompasso com produção
16 de Outubro de 2025 as 07h45Empaer prorroga consulta pública e amplia participação no Plano Estratégico 2026-2033
Instrumento definirá diretrizes da agricultura familiar mato-grossense pelos próximos oito anos
15 de Outubro de 2025 as 15h57Encerramento das tratativas entre Inpasa e AMAGGI para joint venture e 'deixa na mesa' demanda adicional de 6 mi de t de milho
15 de Outubro de 2025 as 07h49Brasil forneceu quase 90% da soja importada pela China em 2025
Mesmo sem compras dos Estados Unidos, aquisições chinesas do grão aumentaram
15 de Outubro de 2025 as 09h31Brasil deve bater novo recorde de exportação de soja em 2025/26, com mais de 112 milhões de toneladas
Volume é impulsionado pela redução nas exportações americanas e pela grande oferta do Brasil
15 de Outubro de 2025 as 11h29