Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 27 de Março de 2025

Menu

Semente

China autoriza exportação de gergelim brasileiro; MT está entre os principais produtores

A China, maior importador global da semente, responde por 38,4% do consumo mundial, consolidando-se como um mercado estratégico para o Brasil

Rural | 05 de Março de 2025 as 14h 44min
Fonte: PNB Online

Foto: Divulgação

O governo chinês autorizou a habilitação das primeiras 21 empresas brasileiras para exportação de gergelim, abrindo novas perspectivas para o agronegócio nacional. A China, maior importador global da semente, responde por 38,4% do consumo mundial, consolidando-se como um mercado estratégico para o Brasil.

A liberação das exportações foi oficializada na última semana, após um processo de acreditação das empresas. No entanto, a conquista desse mercado teve início ainda no final de 2024, durante a visita do presidente chinês Xi Jinping ao Brasil. Atualmente, o Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial de exportação de gergelim, com 5,31% do comércio global.

Mato Grosso está entre os principais estados produtores, ao lado de Goiás, Pará e Tocantins. Além disso, estados como Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia apresentam grande potencial de crescimento na cultura. O avanço da produção de gergelim no Brasil tem sido impulsionado pela viabilidade do cultivo como uma opção de segunda safra, agregando valor à diversificação agrícola.

Em 2023, a China importou US$ 1,53 bilhão em gergelim, evidenciando a alta demanda pelo produto. Com a nova habilitação de empresas exportadoras, o Brasil se fortalece no mercado internacional e amplia sua participação no setor agropecuário.