Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 17 de Maio de 2025

Menu

Foco de gripe

China suspende carne de frango do Brasil após gripe aviária no RS, diz ministro

O Brasil registrou seu primeiro foco de gripe aviária (influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um granja comercial, informou o Ministério da Agricultura

Rural | 16 de Maio de 2025 as 09h 46min
Fonte: Reuters

Foto: Divulgação

Um foco de gripe aviária em granja comercial no Rio Grande do Sul leva automaticamente a uma suspensão de compras de carne de frango brasileira pela China, importante importador, disse nesta sexta-feira o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a jornalistas.

Ele observou que o status de emergência pela China dura 60 dias, mas acredita que o Brasil poderá voltar a exportar aos chineses antes desse prazo, caso não seja registrado outro foco e o trabalho de isolamento do problema seja feito adequadamente.

Fávaro acrescentou que o Brasil tem acordos com países como Japão, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita que permitem uma regionalização do embargo apenas ao Estado atingido, limitando impactos econômicos. Na sequência, a restrição passa a ser apenas para o município atingido.

A detecção da gripe aviária em uma granja, no primeiro caso em um estabelecimento comercial a ter o problema no Brasil, ocorreu no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, informou o ministério mais cedo.