Capacitação
Curso on-line ensina sobre uso de consórcio de capim com feijão-caupi
Rural | 21 de Janeiro de 2025 as 10h 09min
Fonte: Gabriel Faria - Embrapa Agrossilvipastoril

A Embrapa Agrossilvipastoril disponibilizou na plataforma E-campo o curso Sistema Gravataí: consórcios forrageiros de segunda safra para ILP e SPD. A capacitação on-line é gratuita e ensina sobre o uso do consórcio de gramíneas do tipo braquiária ou panicum com o feijão-caupi.
Chamado de Sistema Gravataí, este consórcio é usado como alternativa de segunda safra em áreas de integração lavoura-pecuária ou em sistema plantio direto. A presença da leguminosa junto à forrageira traz benefícios para o solo, aumenta o teor proteico da forragem e melhora o desempenho da lavoura plantada na sequência.
A capacitação tem carga horária de 16 horas e está dividida em quatro módulos. O primeiro faz uma caracterização sobre o Sistema Gravataí, histórico de seu desenvolvimento, finalidades e indicação de uso. Esta parte inicial também aborda superficialmente sobre outros consórcios de segunda safra trabalhados pela Embrapa e que terão cursos específicos no futuro.
O segundo módulo foca nas três técnicas possíveis de implantação do Sistema Gravataí, com implantação simultânea em uma única operação e implantação defasada via semeadura direta ou via semeadura a lanço e direta.
O terceiro módulo aborda o manejo do consórcio e a utilização agronômica e zootécnica. As orientações vão desde o tratamento de sementes ao momento de entrar com os animais no pastejo e retirá-los para a dessecação pré-semeadura da lavoura. Passam ainda pelo controle de plantas daninhas e de pragas.
O quarto e último módulo apresenta os principais resultados agropecuários esperados com o uso do Sistema Gravataí. Entre eles a ciclagem de nutrientes, aumento da quantidade de nitrogênio no solo e maior teor de proteína na forragem, refletindo no maior ganho de peso animal e no aumento da produtividade da lavoura.
O Sistema Gravataí foi lançado em 2018 e já vem sendo usado por produtores rurais do Centro-Oeste. O curso é mais uma forma de ampliar a oferta de conhecimento para a adoção no campo.
“Mesmo após o lançamento, os trabalhos de pesquisa e validação desta tecnologia continuaram. Testamos tanto novas cultivares de feijão-caupi quanto de gramíneas e novos manejos foram validados. Desta forma, neste curso EAD inserimos esses novos conhecimentos desenvolvidos e validados, apresentando outros resultados e discussões sobre o uso correto da tecnologia”, afirma Flávio Jesus Wruck, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Sistema Gravataí.
Wruck acrescenta que o conteúdo do curso abordou gargalos do uso da tecnologia, como controle de pragas na fase inicial do consórcio e estratégias para reduzir o custo de implantação da tecnologia. Com isso, ele espera possibilitar a maior adoção do consórcio.
“Nesta nova forma atual, interativa e dinâmica de transferência de tecnologia que é o EAD, com imagens, entrevistas, videoaulas e cortes de apresentações nos dias-de-campo, a aprendizagem fica muito mais fácil e prazerosa. Esperamos assim, expandir ainda mais a adoção desta tecnologia no campo”, afirma.
O curso Sistema Gravataí: consórcios forrageiros de segunda safra para ILP e SPD é feito na modalidade assíncrona, ou seja, o aluno pode fazer a qualquer momento, sem necessidade de um professor. As inscrições ficam abertas durante o ano todo e são gratuitas.
Notícias dos Poderes
MT tem capacidade de armazenar só metade da safra
Entre um dos motivos estão as elevadas taxas de juros
31 de Outubro de 2025 as 13h59Inpasa investirá R$ 2,4 bilhões em usina de etanol de milho
Indústria em Rio Verde (GO) terá capacidade de fabricar 1 bilhão de litros por ano
31 de Outubro de 2025 as 09h39Campanha de Atualização de Estoque de Rebanhos começa dia 1º de novembro
A comunicação de quantidade de animais de cada espécie pode ser feita presencialmente nas unidades locais do Indea, Posto Avançado ou de forma online
29 de Outubro de 2025 as 13h00Produtores rurais de MT recebem reconhecimento nacional por boas práticas agrícolas
Com mais de 50 propriedades certificadas, o projeto “Gente que Produz e Preserva” reforça o protagonismo brasileiro na agricultura de baixo carbono
29 de Outubro de 2025 as 10h40Com maior rebanho de gado, Mato Grosso sedia Congresso Mundial da Carne pela 1ª vez no Brasil
Um dos principais temas é a agenda da crise de segurança alimentar e, também, das mudanças climáticas
29 de Outubro de 2025 as 10h23Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos
Metade do desmatamento atinge florestas maduras do bioma
29 de Outubro de 2025 as 08h15Índice do agro acumula queda de 8,7% no ano na B3; veja ações com maiores perdas
Levantamento aponta que o desempenho fraco do IAGRO está relacionado à grande diferença entre os resultados das ações que compõem o índice
29 de Outubro de 2025 as 09h13Custo pode inviabilizar linha de Sinop ao Arco Norte
Consultoria avalia que ferrovia exigiria R$ 36 bi, quase tudo bancado pelo governo
24 de Outubro de 2025 as 09h15