Próxima safra
Em MT, agricultores se preparam para planejar safra de soja convencional de 2023/24
A expectativa é que o otimismo no nicho de soja não-transgênica continue pelas próximas safras
Rural | 17 de Novembro de 2022 as 15h 18min
Fonte: Instituto Soja Livre

As lavouras em Mato Grosso já estão em mais de 96% semeadas com soja. Quase 500 mil hectares são destinados à soja convencional, nicho que os agricultores decidiram investir na safra 2022/23 pela boa produtividade e prêmios remuneradores.
A expectativa é que o otimismo no nicho de soja não-transgênica continue pelas próximas safras em Mato Grosso - estado que observou aumento de 34,6% da área de convencional em relação ao ciclo passado. Para levar informação de qualidade, tecnologia e ciência, o Instituto Soja Livre participará de onze eventos no estado apenas no primeiro semestre de 2023.
“Os programas de melhoramento genéticos tanto da Embrapa como de outras empresas estão trabalhando para dar ao agricultor opções de sementes que se enquadram em seu planejamento de produção, à sua região e clima”, explica dr. Odilon Lemos, pesquisador da Embrapa a diretor técnico do Instituto Soja Livre.
Ele acredita que a safra de soja convencional 2023/24 será atrativa se o prêmios continuarem sendo remuneradores. “O mercado tende a se movimentar para negócios mais concretos e os produtores de sementes também se balizam pela demanda dos agricultores conforme os prêmios vão se definindo para o próximo ciclo”, diz o diretor técnico.
Os agricultores já devem começar o seu planejamento e garantir as sementes para a safra 2023/24, pois há grande demanda por grãos GMO-free (não transgênicos), orienta Luiz Fioreze, presidente da Fundação Cerrados e conselheiro fiscal do ISL.
“São novas variedades para 2023/24 com ciclos variando entre 95 e 112 dias em Mato Grosso e produtividade excelente. O prêmio está competitivo, é interessante que o produtor rural faça contas para ter maior rentabilidade”, analisa.
O diretor técnico Odilon Lemos informa que na 2022/23 diversas variedades estão passando pelo crivo do produtor rural pela primeira vez em escala comercial e que, no próximo ciclo, estarão no mercado em maior volume. “São variedades bem completas em produtividades, tolerância a doenças e nematoides”, diz.
Eventos
Em 2023, o Instituto Soja Livre inicia sua participação em eventos pelo Dinetec, em Canarana, de 11 a 13 de janeiro. Ainda no mesmo mês, ocorrerão eventos em Campo Novo do Parecis, Deciolândia (Diamantino) e Sapezal. Em março, estão previstas participações em eventos em Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis. Em abril, em Rio Verde (GO) e, em maio, em Brasília (DF) e Maracaju (MS).
Notícias dos Poderes
Preço da soja cai no Mato Grosso, impactado pela retração nos portos
Avanço da colheita norte-americana está reduzindo prêmios de exportação
29 de Agosto de 2025 as 08h03MT lidera produção de biodiesel e conecta soja às ruas do Brasil
De líder agrícola a polo de bioenergia, Mato Grosso une a força do agronegócio com a inovação industrial para impulsionar a descarbonização e o desenvolvimento econômico do Brasil
29 de Agosto de 2025 as 08h43STF suspende julgamento que pode retirar benefícios fiscais da soja em MT
28 de Agosto de 2025 as 08h47Safra ‘cheia’ e exportação impulsionaram lucro de empresas do agro no 2º trimestre
Colheita recorde favoreceu companhias de grãos e de etanol de milho e reduziu custos de frigoríficos, mas tarifas dos EUA afetarão próximos resultados
27 de Agosto de 2025 as 08h20Justiça encerra recuperação judicial de produtores em Sinop
Decisão reconhece cumprimento do plano e garante segurança jurídica para retomada de investimentos da família Schmitt
26 de Agosto de 2025 as 10h08Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Acordo proíbe compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia
26 de Agosto de 2025 as 07h43Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT
O AgroAmigo é voltado para famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil que se dedicam a atividades agrícolas como forma de sustento
26 de Agosto de 2025 as 08h20Barretos 2025: Peão de 19 anos conquista a 'tríplice coroa' na PBR Brazil
Gustavo Luiz, de Mato Grosso do Sul, segue a trilha de José Vitor Leme e Luciano de Castro
25 de Agosto de 2025 as 15h19