Evento gratuito
Mato Grosso importa 617 mil toneladas de fertilizantes em julho; evento debate alternativas nacionais
Realizados pela Febrageo, o Workshop Agrominerais e XVIII GEO Políticas acontecem em Cuiabá entre os dias os dias 1º e 3 de setembro.
Rural | 25 de Agosto de 2025 as 14h 42min
Fonte: PNB Online

Mato Grosso importou 617 mil toneladas de fertilizantes em julho, no valor de US$ 161,5 milhões, segundo dados do Ministério da Indústria e Comércio Exterior (MDIC). O volume representa cerca de 60% do que é consumido no estado, evidenciando a dependência do país de insumos estrangeiros.
No cenário de preocupação com a autossuficiência, Cuiabá receberá, entre os dias 1º e 3 de setembro, dois eventos voltados à discussão de alternativas nacionais: o Workshop Agrominerais e a Política de Fertilizantes do Brasil e o XVIII GEO Políticas: O Setor Mineral e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. As atividades ocorrerão na sede da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e também terão transmissão on-line. As inscrições estão disponíveis neste link.
Organizados pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) e por entidades regionais, como a Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), o Geoclube e o Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (Singemat), os encontros reúnem especialistas, pesquisadores e representantes do setor produtivo. O evento conta ainda com apoio da Faculdade de Geociências da UFMT, do Ministério da Agricultura e Pecuária e patrocínio do Confea e do Crea-MT.
Para o pesquisador da Embrapa Cerrados, Eder Martins, o uso de agrominerais, pó de rocha utilizado como remineralizador do solo, é uma estratégia viável para reduzir a dependência externa.
“O Brasil é, ao mesmo tempo, um país minerador e uma potência agrícola. Alinhar essas vocações por meio dos agrominerais regionais é fundamental. Vamos discutir esse tema em profundidade em palestra e minicurso, com foco em agrominerais silicáticos, que dão origem a fertilizantes regulamentados desde 2016”, afirma Martins.
O presidente da Febrageo e professor da UFMT, Caiubi Kuhn, ressalta que cerca de um terço do custo da produção agrícola está vinculado à compra de fertilizantes. “É urgente discutir soluções tecnológicas, com ênfase no uso de agrominerais e remineralizadores, para fortalecer a agricultura brasileira. Isso passa diretamente pelo setor de mineração”, afirma.
A deputada estadual Sheila Klener, presidente da Agemat e vice-presidente da Febrageo, avalia que o evento tem papel estratégico para reduzir a dependência externa e estimular a autossuficiência do estado. “Queremos promover pesquisa e inovação para explorar fontes alternativas, inclusive regionais, e integrar setores do agro, mineração e indústria química, gerando cadeias produtivas internas”, diz.
Entre os participantes confirmados estão Gilson Gomes Camboim, coordenador nacional de Cooperativismo Mineral na OCB; José Carlos Polidoro, do Ministério da Agricultura e Pecuária; Eder Martins, da Embrapa Cerrados; e Luiz Felipe Midon de Melo, superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Notícias dos Poderes
STF retoma julgamento sobre benefícios fiscais para agrotóxicos
Normas questionadas permitem redução de 60% do ICMS
17 de Outubro de 2025 as 09h05Desmatamento para abrir pasto cresceu mais que produção de carne em quatro anos
A área total desmatada no país relacionada à abertura de pastagens subiu 36% entre 2020 e 2023
16 de Outubro de 2025 as 11h14Agro enfrenta gargalo de armazéns em meio a safras recordes
Capacidade de armazenagem cresceu 2,58% nos últimos cinco anos, em descompasso com produção
16 de Outubro de 2025 as 07h45Empaer prorroga consulta pública e amplia participação no Plano Estratégico 2026-2033
Instrumento definirá diretrizes da agricultura familiar mato-grossense pelos próximos oito anos
15 de Outubro de 2025 as 15h57Encerramento das tratativas entre Inpasa e AMAGGI para joint venture e 'deixa na mesa' demanda adicional de 6 mi de t de milho
15 de Outubro de 2025 as 07h49Brasil forneceu quase 90% da soja importada pela China em 2025
Mesmo sem compras dos Estados Unidos, aquisições chinesas do grão aumentaram
15 de Outubro de 2025 as 09h31Brasil deve bater novo recorde de exportação de soja em 2025/26, com mais de 112 milhões de toneladas
Volume é impulsionado pela redução nas exportações americanas e pela grande oferta do Brasil
15 de Outubro de 2025 as 11h29Safra de 2025 deve bater recorde e atingir 341,9 milhões de toneladas, diz IBGE
Estimativa representa alta de 16,8% sobre o ciclo anterior, com um acréscimo de 49,2 milhões de toneladas
15 de Outubro de 2025 as 10h26