Aponta levantamento
Mato Grosso se mantém como maior produtor de grãos do país em 2024
Estado deve colher 85,7 milhões de toneladas de grãos e continuará contribuindo significativamente para o cenário global
Rural | 15 de Maio de 2024 as 13h 10min
Fonte: Débora Siqueira | Assessoria/Sedec

Mato Grosso se mantém como pilar na produção agrícola nacional e deve alcançar 85,7 milhões de toneladas, mesmo com a redução de 15% em relação à safra recorde registrada em 2023. As informações são do 8º Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024, divulgado nesta terça-feira (14.05) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A produção do Estado é equivalente à produção inteira dos três estados do sul do país, que devem colher 85,6 milhões de toneladas.
No caso da soja, cuja colheita encerrou no fim de abril, Mato Grosso deve colher 38,4 milhões de toneladas, 15,8% menor do que na safra passada, que alcançou 45,6 milhões toneladas da oleaginosa. A área plantada aumentou em torno de 100 mil hectares, atingindo 12,1 milhões de hectares plantadas nesta temporada.
“É importante ressaltar que mesmo com essa redução na produção, Mato Grosso continuará contribuindo significativamente para o cenário global. Superando assim, a soma das safras combinadas de importantes países produtores como a Bolívia, Ucrânia, Rússia, Canadá e Paraguai juntos, ou ainda, mais que a Índia e China juntos. Desse modo, o Estado consolida-se como o 4º maior produtor de soja do mundo”, apontou o coordenador do Centro de Dados Econômicos de Mato Grosso (DataHub), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Vinicius Hideki.
A produção de Mato Grosso é 1,16 vezes maior do que a soma das produções da Bolívia, Ucrânia, Rússia, Canadá e Paraguai juntos. Além disso, é 1,20 vezes maior do que a produção combinada da China e Índia.
Conforme Vinicius, esses números destacam não apenas a resiliência e a capacidade produtiva de Mato Grosso, mas também sua relevância no contexto agrícola internacional, alimentando a população mundial e impulsionando a economia global com seu trabalho intenso nos campos férteis do Cerrado brasileiro.
No caso do milho, as lavouras vêm apresentando ótimo vigor em seu desenvolvimento. A regularidade das precipitações tem fortalecido as expectativas de uma boa produtividade. A maioria das lavouras está na fase reprodutiva, especialmente floração. Contudo, a produção deve ser 17,2% menor atingindo 42,4 milhões de toneladas.
Muitos produtores optaram em produzir o algodão (pluma e caroço) como segunda safra e a área plantada cresceu 18,6% e atingiu 1,4 milhões de hectares. A produção também deve ser maior do que na safra passada em 17,2%, alcançando o total de 6,3 milhões de toneladas, equivalente a 71% da produção nacional de algodão.
Efeitos do Rio Grande do Sul
A estimativa da Conab para a produção brasileira nesta temporada está em 295,45 milhões de toneladas de grãos. No entanto, as fortes chuvas registradas no Rio Grande do Sul trarão impactos para o resultado final do atual ciclo.
“Não é possível ainda ter precisão nas perdas para o setor no estado. Os níveis de água estão elevados e o acesso às propriedades é difícil, impossibilitando que se faça uma avaliação mais detalhada. E vale ressaltar que neste primeiro momento a preocupação é com as vidas e com a garantia do abastecimento, fazer com que as pessoas atingidas pelas chuvas tenham o direito ao básico, como a alimentação”, reforça o presidente da Companhia, Edegar Pretto.
Notícias dos Poderes
Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Acordo proíbe compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia
26 de Agosto de 2025 as 07h43Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT
O AgroAmigo é voltado para famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil que se dedicam a atividades agrícolas como forma de sustento
26 de Agosto de 2025 as 08h20Barretos 2025: Peão de 19 anos conquista a 'tríplice coroa' na PBR Brazil
Gustavo Luiz, de Mato Grosso do Sul, segue a trilha de José Vitor Leme e Luciano de Castro
25 de Agosto de 2025 as 15h19Mato Grosso importa 617 mil toneladas de fertilizantes em julho; evento debate alternativas nacionais
Realizados pela Febrageo, o Workshop Agrominerais e XVIII GEO Políticas acontecem em Cuiabá entre os dias os dias 1º e 3 de setembro.
25 de Agosto de 2025 as 14h42Etanol de milho transforma MT e setor não teme era dos elétricos
Produção movimenta agricultura, indústria, comércio e garante vantagem ao consumidor na bomba
25 de Agosto de 2025 as 07h42Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT
Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas
21 de Agosto de 2025 as 15h54China troca soja dos EUA pela do Brasil e produtores pedem ajuda a Trump
Em carta, American Soybean Association alertou que os produtores vivem “estresse financeiro extremo”, com preços em queda e custos de insumos em alta
21 de Agosto de 2025 as 09h48