Projeção
MT deve converter mais de 15 mi de hectares de pastagens em áreas agrícolas até 2034
Mesmo com a conversão, a pecuária bovina não deixará de crescer, alcançando 1,90 milhão de toneladas nos próximos 10 anos
Rural | 10 de Outubro de 2024 as 12h 18min
Fonte: PNB Online

Projeções do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) indicam que, até 2034, cerca de 15,62 milhões de hectares de pastagens plantadas em Mato Grosso estarão aptos para conversão em áreas de agricultura. A transição vai impulsionar ainda mais a produção agrícola do estado, que já lidera as principais culturas no Brasil.
Mesmo com a conversão, a pecuária bovina não deixará de crescer. A projeção é que a produção de carne bovina cresça, alcançando 1,90 milhão de toneladas em 2034. O aumento é atribuído pelo Imea ao investimento em tecnologias e melhorias genéticas, que continuarão potencializando tanto a agricultura quanto a pecuária em Mato Grosso.
As previsões fazem parte do Outlook 2034 do Imea, divulgado nesta quarta-feira (09.10). O estudo traça um panorama do que se espera para a produção agropecuária de Mato Grosso nos próximos 10 anos. A estimativa é que, em 2034, o estado produza 148,94 milhões de toneladas de grãos e pluma de algodão, além de 2,80 milhões de toneladas de carne, somando as proteínas bovinas, suínas e de aves.
(Fonte: Imea)
O estudo aponta uma expansão considerável na produção de soja, milho e algodão em Mato Grosso. Entre as safras de 2023/24 e 2033/34, a área dedicada ao cultivo de algodão deve crescer 40,62%, a de milho 60,20% e a de soja 33,18%. Para a soja, por exemplo, o estado deverá contar com 16,62 milhões de hectares até 2034, representando um crescimento de 33,18% em relação à safra atual.
Haverá, no entanto, uma desaceleração na a taxa de crescimento anual para essa em relação à última década. Entre 2013 e 2023 o crescimento foi de 3,99% ao ano, mas deve cair para 2,91%. A queda no ritmo é atribuída à saturação de áreas disponíveis para expansão.
O milho, por sua vez, deverá ocupar 10,90 milhões de hectares até 2034, um aumento de 60,20% em relação à safra de 2023/24. De acordo com o Imea, o crescimento está fortemente relacionado à maior demanda por milho tanto no mercado interno quanto externo, impulsionada pelas indústrias de etanol e pela exportação.
O instituto explica que a conversão de pastagens para áreas agrícolas é parte de um movimento maior de modernização da agropecuária no estado, que busca equilibrar a produção de grãos com a de carne, sem comprometer a liderança de Mato Grosso na produção bovina. De acordo com as projeções do Imea, o estado deverá abater 6,41 milhões de cabeças de gado em 2034, mantendo-se como o maior produtor de carne bovina do Brasil, com uma taxa de crescimento anual de 0,72% até lá.
Desafios à expansão
Apesar das expectativas de crescimento, o Outlook 2034 também alerta para os desafios que a agropecuária mato-grossense enfrentará nos próximos anos. Fatores como tensões geopolíticas, mudanças nas dinâmicas comerciais, eventos climáticos extremos e taxas de juros elevadas são apontados como possíveis riscos ao ritmo de expansão previsto.
O desenvolvimento do Outlook 2034 contou com a colaboração da Faculdade de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Instituições como o Instituto Mato-grossense do Agronegócio (IAGRO) e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) também participaram do estudo.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Mato Grosso puxa alta na estimativa de produção agrícola e consolida liderança nacional
Levantamento do IBGE evidencia bom ritmo das lavouras e impacto direto nos números da safra
14 de Julho de 2025 as 07h04Produção de grãos deve crescer 14% e chegar a 340 milhões de toneladas
Soja deve ter produção de 169,5 milhões de toneladas, avanço de 14,7%
10 de Julho de 2025 as 17h00Agro brasileiro pede 'resposta firme e estratégica' contra tarifa de Trump
10 de Julho de 2025 as 08h30Ministério publica preços mínimos da safra de verão 25/26
Milho foi o produto com o maior reajuste maior; soja foi o único item com o valor reduzido
10 de Julho de 2025 as 08h30Produtores de Mato Grosso pedem suspensão do CAR 2.0 no Estado
Eles afirmam que sistema tem problemas técnicos e de funcionamento
10 de Julho de 2025 as 08h46Agricultores são multados durante vazio sanitário e mais de 20 casos de praga são identificados na soja em MT
09 de Julho de 2025 as 13h00Destaque global na produção de carne bovina, MT se estabelece como referência em proteína de alta qualidade
Se há algumas décadas era necessário buscar carnes de outros estados para encontrar qualidade superior, hoje a pecuária de Mato Grosso entrega produtos com alto valor agregado
09 de Julho de 2025 as 11h11Exportação de carne bovina cresce 23,7% em junho
De acordo com dados da ABIEC, Brasil exportou 271,2 mil toneladas no período
08 de Julho de 2025 as 17h01