Agro
Perdas no plantio com estiagem e pouca chuva levam produtores de soja em MT a investir no algodão
Cerca de 90% dos produtores rurais foram afetados de alguma forma pela estiagem no Estado
Rural | 10 de Janeiro de 2024 as 07h 49min
Fonte: O documento

A estiagem histórica em Mato Grosso neste ano e a chuvas irregulares levaram produtores de soja a trocar a oleaginosa pelo algodão. Cerca de 90% dos produtores rurais foram afetados de alguma forma pela estiagem no Estado.
Na região de Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), houve perda média de 2,8 mil hectares de soja. Alguns produtores perderam em torno de 80% do plantio da soja, por isso houve muito replantio nessas áreas.
“Na região de Primavera do Leste, houve um acréscimo em torno de 30% no plantio do algodão safra, deixando de lado a cultura da soja, considerando as áreas de replantio”, detalha, explicando que em algumas regiões, os produtores ficaram mais 28 dias sem uma gota de chuva”, informou a consultora técnica Jociela Neres.
Ela e a também consultora técnica Maria Valesca Lima Soares, que atuam no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, vivenciam, com grande proximidade, as duas realidades e auxiliam o produtor, por meio de suporte técnico e inovação através de novas tecnologias, buscando alternativas que auxiliem à mitigação dos impactos causados pelos extremos.
“Em uma visita técnica nas áreas de campo de geração de demanda, me deparei com uma triste situação de encontrar talhões em estado crítico. Vi como os funcionários, gerente e produtores, pediam “aos céus” para mandar chuva nem que fosse dez milímetros, que já ajudariam a aliviar a situação”, conta a especialista.
Tanto no Sul com excesso de chuvas e em Mato Grosso que sofreu com a falta de chuvas, Maria Valesca diz que a preocupação do produtor é a estabilidade climática, o que vai ocorrer daqui para a frente, é realizar o investimento na lavoura e se vão conseguir colher.
“É uma preocupação constante, pois o produtor relata que tem produtos disponíveis e não consegue aplicar. Escuto relatos de preocupação de como vai ser a safra, se conseguirão fazer uma boa colheita. Toda a cadeia do agronegócio que atende o produtor, o consultor, o agrônomo, a revenda, o distribuidor, todos ficam preocupados”, diz Maria Valesca.
O principal trabalho das duas consultoras técnicas é de mostrar a importância de estratégias adaptativas e soluções inovadoras para que as consequências destas condições climáticas extremas sejam minimizadas nas lavouras. Ambas estão acompanhando o desenvolvimento das safras com aplicação de um elicitor de plantas, tecnologia desenvolvida pela Elicit Plant, que avaliam os resultados após os eventos extremos nas duas regiões estudadas.
Notícias dos Poderes
Safra ‘cheia’ e exportação impulsionaram lucro de empresas do agro no 2º trimestre
Colheita recorde favoreceu companhias de grãos e de etanol de milho e reduziu custos de frigoríficos, mas tarifas dos EUA afetarão próximos resultados
27 de Agosto de 2025 as 08h20Justiça encerra recuperação judicial de produtores em Sinop
Decisão reconhece cumprimento do plano e garante segurança jurídica para retomada de investimentos da família Schmitt
26 de Agosto de 2025 as 10h08Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Acordo proíbe compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia
26 de Agosto de 2025 as 07h43Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT
O AgroAmigo é voltado para famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil que se dedicam a atividades agrícolas como forma de sustento
26 de Agosto de 2025 as 08h20Barretos 2025: Peão de 19 anos conquista a 'tríplice coroa' na PBR Brazil
Gustavo Luiz, de Mato Grosso do Sul, segue a trilha de José Vitor Leme e Luciano de Castro
25 de Agosto de 2025 as 15h19Mato Grosso importa 617 mil toneladas de fertilizantes em julho; evento debate alternativas nacionais
Realizados pela Febrageo, o Workshop Agrominerais e XVIII GEO Políticas acontecem em Cuiabá entre os dias os dias 1º e 3 de setembro.
25 de Agosto de 2025 as 14h42Etanol de milho transforma MT e setor não teme era dos elétricos
Produção movimenta agricultura, indústria, comércio e garante vantagem ao consumidor na bomba
25 de Agosto de 2025 as 07h42Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT
Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas
21 de Agosto de 2025 as 15h54