Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 11 de Dezembro de 2024

Menu

Carbono

Pesquisa realizada em MT mostra que fazendas removem mais carbono da atmosfera do que emitem

O resultado, segundo os pesquisadores, foi obtido através de sistemas como a integração lavoura-pecuária

Rural | 18 de Outubro de 2024 as 10h 04min
Fonte: J1 Agora

Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Inteligência em Agronegócios (SIA) mostrou que as propriedades rurais retiram mais carbono da atmosfera do que emitem com as suas atividades. Foram analisadas fazendas em Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além do Uruguai. 

O documento revelou que essas áreas sequestram, em média, 0,92 toneladas de CO2, o que representa 17.250 toneladas de carbono removidos da atmosfera por ano. O resultado, segundo os pesquisadores, foi obtido através de sistemas como a integração lavoura-pecuária.

Entre os fatores positivos desse método estão boas práticas como a rotação de pastagens, adubação eficiente e o uso de tecnologias diretas, assim como o plantio direto, que contribui muito para a redução de emissões e o aumento da remoção dos gases.

A pesquisa apontou ainda o potencial das fazendas para a comercialização de créditos de carbono, o que pode ser usado não só pela sustentabilidade, mas como forma complementar de aumento da renda gerada na propriedade.

 

Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…