Safra 24/25
Plantio da soja atrasa por falta de chuvas e preocupa produtores rurais
Alguns municípios ainda não começaram o plantio
Rural | 25 de Outubro de 2024 as 14h 13min
Fonte: Assessoria
O clima que toma conta na produção de soja em Mato Grosso na safra 24/25 é de incertezas. A falta de chuva é o principal fator para que o maior produtor de soja do país esteja com apenas 25% da área plantada até aqui.
Com isso, os produtores de todo estado já ficam preocupados com a semeadura do milho na segunda safra. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o atraso chega a 35%. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em outubro de 2024, mais de 60% da soja já havia sido semeada no estado. E se for levar em consideração, a média dos últimos cinco anos, o atraso é de quase 20%.
Na região de Carlinda, muitos produtores começaram a plantar agora como contam o produtor e delegado coordenador do Vale Teles Pires da Aprosoja MT Mateus Berlanda e o produtor Willian Piloni.
“Alguns produtores iniciaram o plantio em setembro, mas muito poucos, porque a maioria está soltando o plantio essa semana e outros ainda vão soltar”, disse Mateus.
“O meu plantio iniciei dia 8 de outubro e até o momento tem apenas duas chuvas acumuladas, e estou com 40% da área plantada. A minha expectativa é que dê um clima bom e que a gente consiga ter uma produtividade alta. A agricultura é uma atividade de incertezas, todo ano a gente enterra todo o capital e fica esperando com o joelho no chão o resultado com a colheita”, comentou Willian.
Em Nova Canaã do Norte, a situação não é diferente. Segundo o produtor Roberto Calzolari o atraso no plantio também foi afetado pela estiagem, mas o início das chuvas já faz ele ter mais expectativas.
“Começou um pouco preocupante, porque iniciou a chuva no comecinho de outubro, fugiu um pouco, mas agora retomou. Acredito que já tem uns 40% do plantio realizado e que daqui para frente as coisas se normalizem”, afirmou Roberto.
Pedro Calzolari, que trabalha junto com o seu pai Roberto, destaca que em sua propriedade eles só trabalham com a previsão do tempo.
“Temos que ficar de olho sempre de 10 a 15 dias, porque só assim montamos uma grade de serviço”, disse Pedro.
Na safra 23/24, os agricultores mato-grossenses produziram cerca de 39 milhões de toneladas da oleaginosa. E para safra 24/25, a estimativa do Imea é de um aumento de aproximadamente 12,8%. Mas tudo vai depender se o clima vai continuar ajudando e para o diretor administrativo da Aprosoja MT, Diego Betuol o atraso no plantio afeta não só a safra de soja, mas a próxima safra de milho também.
“Tem municípios que ainda nem conseguiram começar o seu plantio, devido ao índice pluviométrico de 10, 15, 20mm. Isso traz insegurança para o produtor porque ele não consegue ter sua planta em condições ideais.
O que preocupa ainda mais é a segunda safra de milho, hoje nós estamos falando em quase um mês de atraso de chuvas contínuas. Nós sabemos que 90% da safra de milho do estado de Mato Grosso advém da sua segunda safra, então isso compromete totalmente sua produtividade, tem produtores que não vão investir tanto e alguns decidiram que nem vão plantar mais”, finalizou Bertuol.
Notícias dos Poderes
Mato Grosso registra aumento de 18,2% no abate de bovinos e mantém crescimento no setor pecuário, segundo IBGE
Alta reflete mudança no setor, impulsionada pela adoção de práticas de terminação intensiva e ajudam a reduzir a pressão sobre as pastagens
10 de Dezembro de 2024 as 14h35Campanha de atualização de estoque de rebanhos termina nesta terça-feira (10)
O produtor rural que não realizar o informe dentro do prazo pode ser multado e ficar impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA)
09 de Dezembro de 2024 as 07h08Expansão da agropecuária no Cerrado avança 68% em quase quatro décadas
Área destinada à soja no bioma dobrou desde 2008; Cerrado lidera conversões de pastagem para outros usos no Brasil
06 de Dezembro de 2024 as 14h28Imposto sobre transporte de grãos pode levar produtores à bitributação
Taxação já havia sido derrubada a pedido de produtores do Maranhão, mas foi recriada pelo estado e deve começar a valer no final de fevereiro de 2025
04 de Dezembro de 2024 as 06h56Embrapa lançará em MT cultivares de maracujá resistentes à doença do solo
28 de Novembro de 2024 as 09h44MT confirma o 22º caso de raiva bovina em propriedade rural de MT
Doença é transmitida pela mordida do morcego.
27 de Novembro de 2024 as 07h13Seminário Solo Seguro vai discutir questões fundiárias na Amazônia Legal
Evento contará com palestra de magistrados e cartorários
21 de Novembro de 2024 as 16h28Três fatores devem elevar os preços do milho nesta semana
Demanda interna impulsionada pela alta da arroba do boi gordo deve dar sustentação ao cereal, a despeito da queda na semana passada
18 de Novembro de 2024 as 17h47