Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 15 de Outubro de 2025

Menu

Estimativa

Safra de 2025 deve bater recorde e atingir 341,9 milhões de toneladas, diz IBGE

Estimativa representa alta de 16,8% sobre o ciclo anterior, com um acréscimo de 49,2 milhões de toneladas

Rural | 15 de Outubro de 2025 as 10h 26min
Fonte: Globo Rural

Foto: Wenderson Araujo/CNA

A safra brasileira de grãos, leguminosas e oleaginosas deve bater recorde e atingir 341,9 milhões de toneladas em 2025, 16,8% acima de 2024, um acréscimo de 49,2 milhões de toneladas ante safra imediatamente anterior. É o que informou nesta terça-feira (14/10) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de setembro.

Ainda segundo o instituto, na comparação com o LSPA de agosto, a previsão que consta na LSPA de setembro foi 0,2% superior, um acréscimo de 660,9 mil toneladas.

O IBGE informou ainda que a área a ser colhida para a safra de 2025 ficou em 81,4 milhões de hectares, na projeção de setembro. Isso significa aumento de 3% frente à área colhida em 2024; crescimento de 2,4 milhões de hectares ante ano anterior; e alta de 0,1% (acréscimo de 102,7 mil hectares) ante projeção de agosto.

O arroz, o milho e a soja, os três principais produtos deste grupo, representam 92,6% da estimativa da produção e respondem por 88% da área a ser colhida na safra desse ano.

O instituto detalhou ainda que, na safra 2025 ante safra 2024, estão previstos acréscimos na área a ser colhida de 4,8% do algodão herbáceo (em caroço); de 11,3% na do arroz em casca; de 3,6% na da soja, de 3,8% na do milho (declínio de 5,3% no milho 1ª safra e crescimento de 6,4% no milho 2ª safra) e de 11,4% na do sorgo. Em contrapartida, foram apuradas projeções de declínio de 18,5%, na área de trigo a ser colhida; e de 5,5% na do feijão.

O IBGE informou ainda estimativas de produção por produtos para safra de 2025, bem como comparação com a safra de 2024. Em relação à produção, no LSPA de setembro, houve acréscimos de 10,6% para o algodão herbáceo (em caroço), de 17,2% para o arroz em casca, de 14,4% para a soja, de 20,7% para o milho (crescimento de 14% para o milho 1ª safra e de 22,4% para o milho 2ª safra), de 24,8% para o sorgo e de 3,6% para o trigo. Em contrapartida, houve decréscimo de 0,5% para o feijão.