Agro news
Suspensão de tributos para construção de silos pode sair do papel em 2024
Rural | 13 de Janeiro de 2024 as 16h 29min
Fonte: O documento

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou em outubro do ano passado um projeto de lei que propõe a suspensão da cobrança de tributos federais, por um período de cinco anos, para a construção de silos destinados ao armazenamento de produtos agrícolas.
A proposta, denominada Regime Especial Tributário dos Silos (Resilos), abrange a isenção dos seguintes tributos: Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto de Importação, CSLL, Cofins e PIS/Pasep. O projeto, de autoria do ex-deputado Gustavo Fruet (PR), foi apresentado como PL 2069/21.
O texto aprovado foi uma versão modificada pelo relator, deputado Tião Medeiros, que também estipula que os fabricantes de equipamentos usados na construção de silos terão direito a créditos tributários relacionados às matérias-primas e materiais de embalagem utilizados na produção desses equipamentos.
O projeto visa abordar o problema da escassez de capacidade de armazenagem no Brasil, uma questão que tem afetado o desenvolvimento do setor agropecuário do país.
A falta de infraestrutura de armazenagem tem sido particularmente prejudicial, com 61% dos produtores rurais em todo o Brasil relatando a ausência de instalações de armazenagem em suas propriedades, de acordo com uma pesquisa conduzida pela Esalq-Log (USP) em nome da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
O objetivo subjacente do projeto é aumentar a capacidade de estocagem de produtos agrícolas, especialmente grãos, e reduzir as perdas pós-colheita, que representam 45,52% do total de perdas no país, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O projeto segue agora em 2024 para análise nas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados e a expectativa é de que seja aprovado ainda no primeir0 semestre.
Notícias dos Poderes
Safra ‘cheia’ e exportação impulsionaram lucro de empresas do agro no 2º trimestre
Colheita recorde favoreceu companhias de grãos e de etanol de milho e reduziu custos de frigoríficos, mas tarifas dos EUA afetarão próximos resultados
27 de Agosto de 2025 as 08h20Justiça encerra recuperação judicial de produtores em Sinop
Decisão reconhece cumprimento do plano e garante segurança jurídica para retomada de investimentos da família Schmitt
26 de Agosto de 2025 as 10h08Justiça suspende decisão do Cade sobre Moratória da Soja
Acordo proíbe compra de soja cultivada em áreas desmatadas da Amazônia
26 de Agosto de 2025 as 07h43Governo Federal lança programa que destina R$ 1,22 milhão para agricultores familiares de baixa renda em MT
O AgroAmigo é voltado para famílias com renda bruta anual de até R$ 50 mil que se dedicam a atividades agrícolas como forma de sustento
26 de Agosto de 2025 as 08h20Barretos 2025: Peão de 19 anos conquista a 'tríplice coroa' na PBR Brazil
Gustavo Luiz, de Mato Grosso do Sul, segue a trilha de José Vitor Leme e Luciano de Castro
25 de Agosto de 2025 as 15h19Mato Grosso importa 617 mil toneladas de fertilizantes em julho; evento debate alternativas nacionais
Realizados pela Febrageo, o Workshop Agrominerais e XVIII GEO Políticas acontecem em Cuiabá entre os dias os dias 1º e 3 de setembro.
25 de Agosto de 2025 as 14h42Etanol de milho transforma MT e setor não teme era dos elétricos
Produção movimenta agricultura, indústria, comércio e garante vantagem ao consumidor na bomba
25 de Agosto de 2025 as 07h42Indea informa suspensão do comércio da vacina Excell 10 em MT
Equipes do órgão estarão nos próximos dias visitando revendas de produtos agropecuários que são autorizadas para a venda de vacinas
21 de Agosto de 2025 as 15h54