Segurança pro morador
Agentes da dengue podem ser identificados pelo site da Prefeitura
Todos os agentes de endemias usam uniforme e crachá com Brasão da Prefeitura
Saúde | 27 de Julho de 2023 as 15h 51min
Fonte: Luciano André - Assecom

À fim de proporcionar maior segurança para os sinopenses, a Secretaria de Saúde passou a disponibilizar, através do site oficial da Prefeitura [https://www.sinop.mt.gov.br/Secretarias/Agentes-de-Saude/ ], uma aba com identificação de todos os agentes de endemias que visitam as residência do município em busca de focos do mosquito da dengue para eliminar os criadouros e, consequentemente, as larvas do Aedes Aegypt.
Todos os agentes de endemias usam uniforme e crachá com Brasão da Prefeitura, contendo foto, nome e número de sua matrícula enquanto servidor público. Caso o morador, ainda assim, não se sinta seguro em abrir a porta da sua casa, poderá utilizar o serviço de identificação on-line, acessando o site www.sinop.mt.gov.br, clicar no botão PREFEITURA - SECRETARIA DE SAÚDE - AGENTES DE SAÚDE. Lá, nesta aba do site, o morador encontrará o nome de todos os agentes de endemias do município, com foto e número de matrícula.
A outra alternativa para o munícipe verificar se, aquela pessoa que está se apresentando é mesmo um agente de endemias, é telefonar para o celular (66) 99994-8559 e informar o número de matrícula que deverá estar no verso do crachá e solicitar ao Departamento se aquela matrícula refere-se àquele agente que está pedindo permissão para entrar e vistoriar a sua casa.
É importante que o morador acompanhe o trabalho do agente, para verificar o que está sendo feito. E, caso a população identifique alguma característica suspeita nos indivíduos que estão se passando por agentes de endemias, deve acionar Polícia Militar.
Ainda em 2021, dois criminosos usaram uniformes semelhantes aos agentes de endemias do município para assaltar uma residência no jardim Botânico, região central da cidade. A ação foi identificada por câmeras de segurança e, então, investigada pela Polícia Militar.
O serviço de identificação, on-line, dos agentes de endemias, foi disponibilizado para os moradores, em agosto do ano passado [2022] e, de acordo com a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, nasceu com o objetivo de evitar o caos e o transtorno sofrido, anteriormente, pelo morador vítima do golpe praticado pelos falsos agentes.
“Foi uma determinação do nosso prefeito, Roberto Dorner, que desenvolvêssemos e trabalhássemos ferramentas para auxiliar e dar comodidade à população. Ao receber essa demanda, imediatamente, busquei a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e fui prontamente atendida pelo diretor da pasta, o jornalista Ricardo Ridel”, pontua.
Além de caracterizar e identificar todos os agentes de endemias, a Prefeitura, também, tem o cuidado de anunciar, através de seus canais oficiais de comunicação, bem como a imprensa local, toda ação de mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti com antecedência, informando os bairros e os dias em que eles atuarão.
Notícias dos Poderes
Emissões de metano no Brasil em 2023 são 6% maiores do que em 2020
29 de Agosto de 2025 as 07h40SES apoia oficina de atualização em reação hansênica em Sinop
Ação teve como objetivo a qualificação dos profissionais de saúde que atuam no diagnóstico e tratamento das reações tipo 1 e tipo 2 em hanseníase
28 de Agosto de 2025 as 16h31Pesquisa inédita do Campus Sinop apresenta tratamento inovador em humanos
28 de Agosto de 2025 as 09h11Saúde realiza sábado (30) mutirão de vacinação e pesagem do bolsa família
27 de Agosto de 2025 as 14h49SES treina equipes para a captação de órgãos na região de Sinop
Capacitação visa melhorar a formação de cerca de 50 profissionais de hospitais públicos, privados e filantrópicos envolvidos na captação de órgãos no norte de MT
27 de Agosto de 2025 as 09h59Americano é diagnosticado com peste negra após levar picada de pulga enquanto acampava
27 de Agosto de 2025 as 07h25SES realiza ações em referência ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
A iniciativa foi organizada com objetivo de proteger as gerações presentes e futuras, promovendo a redução do uso do tabaco pela população
26 de Agosto de 2025 as 17h53