Buscando solução
Anvisa aciona autoridades internacionais para antídoto do metanol ao Brasil
Saúde | 03 de Outubro de 2025 as 11h 54min
Fonte: Isto é

Com o aumento dos casos de intoxicação por metanol, o governo brasileiro iniciou uma corrida para garantir o acesso ao fomepizol, medicamento utilizado como antídoto nesses envenenamentos. O remédio não está disponível no mercado nacional, então a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) acionou autoridades internacionais para viabilizar a importação ao Brasil.
Por meio de nota divulgada nesta sexta-feira, 3, a agência informou que foram formalmente notificados os seguintes órgãos:
- ANMAT (Argentina);
- COFEPRIS (México);
- EMA (União Europeia);
- FDA (Estados Unidos);
- Health Canada (Canadá);
- MHLW (Japão);
- MHRA (Reino Unido);
- NMPA (China);
- Swissmedic (Suíça);
- TGA (Austrália).
Além disso, a Anvisa publicou um Edital de Chamamento com o objetivo de identificar as fabricantes e distribuidoras internacionais que tenham disponibilidade imediata de fornecer o medicamento ao Ministério da Saúde.
O fomepizol é considerado o tratamento de referência contra a intoxicação por metanol, porque age bloqueando a transformação da substância em metabólitos tóxicos, responsáveis por causa danos graves ao sistema nervoso e ao fígado.
Com a falta desse medicamento, os serviços de saúde precisam recorrer a alternativas, como o uso controlado de etanol grau farmacêutico, que pode retardar o efeito do veneno, mas não é tão seguro nem eficaz.
Além da corrida pelo antídoto, a Anvisa mobilizou os laboratórios Lacen/DF, o Laboratório Municipal de São Paulo e o INCQS/Fiocruz para analisar amostras suspeitas de bebidas adulteradas. As fiscalizações em campo já começaram em diferentes estados, em parcerias com a vigilâncias sanitárias locais.
Nos últimos dias, diferentes estados brasileiros registraram suspeitas de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas adulteradas. Diante disso, o Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação nacional para coordenar as ações com Anvisa, vigilâncias sanitárias estaduais e municipais, além de órgãos como Ministério da Justiça e Ministério da Agricultura.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02