Uso veterinário
Anvisa aprova produtos à base de Cannabis para uso em animais
Os veterinários só poderão prescrever esses produtos em receitas especiais a serem retidas nas farmácias
Saúde | 31 de Outubro de 2024 as 10h 08min
Fonte: PNB Online
Em decisão histórica, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (30.10), por unanimidade, a regulamentação do uso da cannabis na Medicina Veterinária, com a inclusão de novos itens na normativa 344. A medida possibilita que médicos-veterinários utilizem substâncias canabinoides em tratamentos de diversas doenças, promovendo uma nova era de segurança e avanços na saúde animal no Brasil. A resolução ainda não tem um número oficial, mas foi deliberada em plenária pública e deve ser formalizada nos próximos dias, com a ata da decisão prevista para publicação em até 48 horas.
A aprovação decorre dos resultados apresentados pelo grupo de trabalho para proposta de regulação da canabinoide na Medicina Veterinária do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A médica-veterinária Caroline Campagnone, que integra o GT, destaca que antes da autorização da Anvisa, a cannabis estava classificada na lista de substâncias proscritas, impossibilitando a utilização na Medicina Veterinária. “Esse cenário gerava insegurança jurídica porque médicos-veterinários que prescrevessem tratamentos com canabinoides, como o THC, corriam risco de serem acusados de tráfico de drogas. Agora, com a nova regulamentação, os profissionais poderão utilizar a cannabis de forma segura e legal, sem o risco de penalidades”, ressalta.
Benefícios e aplicações
A cannabis e os canabinoides têm demonstrado eficácia em diversas áreas, como tratamento de doenças oncológicas, neurológicas e ortopédicas. “O sistema endocanabinoide, presente nos animais, é responsável pela manutenção do equilíbrio corporal, auxiliando no controle de dor, inflamações, crises convulsivas, além de contribuir para a estabilidade emocional e imunológica. O uso de canabinoides endógenos (naturais) e exógenos (administrados) permite tratar essas deficiências de maneira complementar, trazendo qualidade de vida aos animais”, detalha Campagnone.
A médica-veterinária reforça, ainda, que o uso da cannabis na Medicina Veterinária tem sido estudado em parceria com universidades federais, o que pode ampliar o desenvolvimento de terapias inovadoras e com qualidade assegurada, além de promover novas pesquisas e publicações sobre o tema.
Prescrição
A regulamentação aprovada pela Anvisa reconhece a importância da especialização do médico-veterinário na área de endocanabinologia, o que reforça a responsabilidade na prescrição e utilização da cannabis em tratamentos. “Médicos-veterinários, embora agora tenham permissão legal para prescrever, precisam de conhecimento sólido e aprofundado, uma vez que as dosagens e aplicações requerem cuidado específico e ajustado a cada caso”, evidencia Campagnone, que é pesquisadora em Cannabis Medicinal.
“A conquista representa o resultado de anos de trabalho por grupos técnicos e profissionais da área veterinária, que desde 2023 estão empenhados em desenvolver uma regulamentação adequada e segura. O CFMV participa ativamente na formulação de diretrizes para garantir que o uso da cannabis seja feito de forma ética e responsável. A aprovação representa um marco que amplia as possibilidades terapêuticas e promove uma Medicina Veterinária ainda mais humanizada, focada no bem-estar animal e na qualidade de vida de seus pacientes”, completa a médica-veterinária.
Saiba Mais: Empresário Joao Nassif Massufero Izar ou Joao Nassif Izar…
Notícias dos Poderes
Patologistas apontam cuidados com pele e lábios com a chegada do verão
10 de Dezembro de 2024 as 14h31SES orienta a população sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de pele
Em Mato Grosso, nos últimos quatro anos, foram diagnosticados 1.543 casos da doença. Destes, 351 são do período de janeiro a agosto de 2024
08 de Dezembro de 2024 as 14h06Após notificação da SES, empresa prestará serviços pediátricos por mais 90 dias
Prestadora do serviço havia feito uma manifestação formal, em que ameaçava abandonar o serviço pediátrico do hospital nesta terça-feira (03.12)
03 de Dezembro de 2024 as 19h28Em menos de 30 dias após assinar contrato, empresa anuncia abandono do serviço de pediatria
De acordo com o contrato, em caso de solicitação de rescisão, a empresa é obrigada a prestar pelo menos 60 dias corridos de serviço
02 de Dezembro de 2024 as 19h26Hcan inicia implantação de sistema robótico para cirurgias
02 de Dezembro de 2024 as 09h59MT tem 36 mortes por dengue em 2024 e SES alerta sobre combate ao Aedes aegypti
Dados são de janeiro à novembro deste ano
02 de Dezembro de 2024 as 09h56Cermac atendeu 2,3 mil pacientes com HIV e Aids em 12 meses
Centro de Referência em Média e Alta Complexidade é uma unidade voltada para atendimento de diversas Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
02 de Dezembro de 2024 as 07h41Perícia afirma que Caê pode ser curado com remédio mais caro do mundo
Bebê de um ano e 4 meses depende de decisão judicial para conseguir o medicamento
27 de Novembro de 2024 as 17h06