Casos prováveis
Casos de dengue nas Américas este ano superam recorde de 2023, diz OMS
Até abril, continente registrava mais de 7,6 milhões de casos
Saúde | 31 de Maio de 2024 as 08h 02min
Fonte: CNN Brasil

Os casos de dengue tiveram forte alta nas Américas este ano, informou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quinta-feira (30), o que indica que a doença viral transmitida por mosquitos continua sendo uma ameaça de alto risco à saúde pública.
A agência da ONU disse que o número de casos nas Américas ultrapassou 7 milhões até o final de abril, já superando os 4,6 milhões em 2023.
Em comparação, mais de 7,6 milhões de casos de dengue e cerca de 3.000 mortes foram registrados globalmente durante o mesmo período.
O Paraguai, a Argentina e o Brasil foram os países mais afetados pela dengue entre 46 países das Américas do Norte e do Sul. Só por aqui, são aproximadamente 5 milhões de casos prováveis em 2024.
Em março, o chefe da Organização Pan-Americana da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva, disse que essa provavelmente será a pior temporada de dengue já registrada.
Mesmo a vacinação generalizada não teria um impacto imediato na interrupção da epidemia em andamento, alertou Barbosa.
Os sintomas da dengue incluem febre, dores de cabeça, vômitos, erupções cutâneas, além de dores musculares e nas articulações. Em alguns casos, pode causar uma febre hemorrágica mais grave, resultando em sangramento que pode levar à morte.
A maioria dos casos de dengue é observada entre fevereiro e maio.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11