Alerta
Casos de gripe em MT registram aumento e índice de vacinação entre grupos prioritários é baixo
Saúde | 02 de Junho de 2025 as 10h 31min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) alerta a população e as prefeituras para a baixa vacinação contra a influenza, mais conhecida como gripe, entre os grupos prioritários (crianças, idosos e gestantes) e estratégicos.
Segundo dados da SES, a cobertura vacinal do público prioritário está em apenas 26%, tendo sido aplicadas 363.156 doses em Mato Grosso.
A SES orienta que crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos e gestantes compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para garantir a imunização antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
A vacinação contra a gripe tem o objetivo de reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza, além de ajudar a reduzir a sobrecarga dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Precisamos do empenho dos gestores municipais para que a gente possa ampliar de forma substancial a cobertura vacinal em Mato Grosso. Pais, levem seus filhos para vacinar. Idosos, gestantes e pessoas que integram o público elegível, vacinem-se!”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Além do grupo prioritário, são elegíveis para a vacinação pessoas dos grupos estratégicos: puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, profissionais da força de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
A SES já distribuiu 1.117.750 doses aos municípios, mas vale ressaltar que a responsabilidade pela aplicação das vacinas é das gestões municipais.
O superintendente de Vigilância em Saúde em substituição, Marcos Roberto Dias, destaca a atuação do Estado na orientação dos municípios para a imunização contra a gripe.
“A vacinação contra a gripe está disponível no SUS para os grupos prioritários e estratégicos. Além de termos distribuído as doses e prestado orientações às gestões municipais, a SES tem divulgado as ações que precisam ser executadas pelos municípios, na medida em que monitora a cobertura vacinal”, informou.
Marcos ainda enfatizou que, no momento, a vacinação não será ampliada para outros públicos em Mato Grosso. “Em conversa com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), nós entendemos que Mato Grosso ainda não tem capacidade para fazer a ampliação da vacinação contra a gripe, pois atingimos muito pouco o nosso público-alvo prioritário e não recebemos 100% das doses ainda”, explicou.
Dados da SES apontam que o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiu de 1.085, de janeiro a maio de 2024, para 1.290, de janeiro a 27 de maio de 2025, uma alta de 18%.
Notícias dos Poderes
Cobertura vacinal de diversos imunizantes segue abaixo da meta em MT
Estudo mostra recuperação parcial após crise provocada pela pandemia, mas abandono de doses e disparidades entre municípios ainda preocupam
19 de Junho de 2025 as 08h00MT registra 27 casos de meningite e seis mortes
Entre as vítimas está um bebê de um ano, de Cuiabá, que foi diagnosticado com a forma bacteriana da doença.
17 de Junho de 2025 as 10h09Coração humano é cultivado em embrião de porco – que sobreviveu por 3 semanas
17 de Junho de 2025 as 08h16Tomar café pode atrapalhar a eficácia destes medicamentos; veja quais
A cafeína pode se ligar a medicamentos antidepressivos e antipsicóticos no estômago, diminuindo sua absorção e sua eficácia; saiba mais
16 de Junho de 2025 as 08h31Patologista alerta para prevenção e diagnóstico de câncer de pele
Com mais de 220 mil casos anuais no Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum da doença no país. Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce, uso diário de protetor solar e atenção a sinais como manchas que muda
14 de Junho de 2025 as 14h03Secretaria de Saúde de MT investiga suspeita de dois casos de gripe aviária em humanos
Já foram feitas as coletas de amostras dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
12 de Junho de 2025 as 13h16Farmacêutica brasileira lança em agosto caneta contra obesidade
Medicamento tem como princípio ativo a liraglutida. Empresa se torna a primeira fabricante 100% brasileira a ingressar no mercado global de análogos de GLP-1
12 de Junho de 2025 as 10h20