Imunização
Centro de Endemias realiza vacinação antirrábica em 4 bairros e na zona rural; veja programação
Saúde | 24 de Junho de 2025 as 15h 21min
Fonte: Assecom

O Centro de Combate às Endemias realiza ação de vacinação antirrábica de gatos e cachorros, em 4 bairros, esta semana. A vacinação é executada no modo, casa a casa, nos bairros Araguaia, Moinho dos Ventos, Delta e Europa. A ação segue até sexta-feira. No sábado (28), será realizada uma mobilização especial na zona rural: Gleba Celeste, Comunidade Felícia, Comunidade Estrela e Comunidade Águas Claras.
A meta é vacinar 38 mil animais, até ao final do ano, garantindo segurança de cada pet e de seu tutor. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, que estejam sadios, bem como fêmeas amamentando. As prenhes, não devem ser imunizadas.
“Orientamos que os cães sejam levados com coleira e guia seguras, e os de grande porte, é indicado o uso de focinheira. Já os gatos, devem estar em caixas de transporte ou mesmo enrolados em mantas, para proteção de todos, dos profissionais, bem como do próprio animal”, explicou o coordenador da endemias, Alef Souza Costa.
A vacinação antirrábica é fundamental para a proteção da saúde do animal, prevenindo a raiva que quase sempre é fatal para cães, gatos e até humanos. A vacinação é altamente eficaz e previne a a transmissão do vírus.
No ano passado, a Prefeitura de Sinop chegou a imunizar 26 mil animais.
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11