Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 12 de Novembro de 2025

Menu

Efeitos

Cochilos: quantas horas devem durar e quem deve evitar? Especialista responde

Pablo Ferrero alertou que dormir mal também afeta funcionamento dos órgãos

Saúde | 11 de Novembro de 2025 as 12h 46min
Fonte: O Globo

Foto: Divulgação

“Dormir mal tem consequências a curto, médio e longo prazo.” Esse é o alerta feito por Pablo Ferrero, especialista em sono, durante entrevista ao jornal La Nacion. Sobre esse ponto, o especialista alertou que dormir mal também afeta o funcionamento dos órgãos. Questionado sobre os efeitos da má qualidade do sono em adultos e crianças, o especialista explicou: “A médio e longo prazo, as consequências são muito piores; nas crianças, afeta o aprendizado, a memória e o crescimento, pois o hormônio do crescimento é liberado durante o sono.”

“Em adultos, isso diminui as defesas e afeta o sistema imunológico. Causa mau funcionamento do cérebro e, por sua vez, impacta o funcionamento dos órgãos.”

Qual a duração ideal de uma soneca e quem deve evitá-la?

Ferrero enfatizou a importância de uma boa noite de sono para evitar cochilos.

"A NASA recomenda um cochilo de 26 minutos. A realidade é que, se você dormir mais de 15 ou 20 minutos, acorda grogue", disse.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, ele enfatizou: “Tirar sonecas não é aconselhável para pessoas com insônia. Se o seu modo de agir é dormir mal e se recuperar durante uma soneca, não é a coisa mais benéfica a se fazer.”

Quantas horas devemos dormir?

O especialista em sono explicou que devemos dormir entre 7 e 9 horas a partir da idade adulta. No entanto, "cada pessoa tem suas próprias necessidades específicas", disse ele.

“Não é só a quantidade que importa, mas também a qualidade. Você não pode dormir quatro horas e esperar que sejam horas de sono de qualidade. O corpo compensa o cortisol e gera estresse para que você consiga se manter acordado. Quando você dorme mal, dois hormônios se alteram: um aumenta a fome e o outro diminui a sensação de saciedade, por isso você ganha peso se não dorme bem.”