Imunização
Com ação especial de fim de semana, Sinop ultrapassa 193,5 mil doses de vacinas aplicadas em 2025
Saúde | 10 de Novembro de 2025 as 10h 33min
Fonte: Assecom

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu no último sábado (08) mais uma ação especial de vacinação destinada à população. A iniciativa ocorreu no estacionamento do Machado Supercenter e resultou na aplicação de 214 doses. Com esse número, o município alcançou a marca de 193.565 vacinas aplicadas em 2025.
Durante a ação, todos os imunizantes previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI) estiveram disponíveis, o que permitiu que moradores de diferentes faixas etárias pudessem atualizar suas cadernetas. A estratégia, segundo a Secretaria de Saúde, tem o objetivo de aproximar os serviços do cidadão e garantir que nenhuma dose essencial seja deixada de lado por falta de tempo ou dificuldade de deslocamento.
O coordenador de Imunização de Sinop, João Gustavo Breganó, explicou que a vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção e controle de doenças que ainda circulam no país. Ele destacou que a mobilização durante o fim de semana busca justamente oferecer mais oportunidades para quem não consegue ir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante o expediente.
“A vacinação é o principal meio de combate às doenças que deixam sequelas e que ainda estão presentes nos atendimentos da rede pública. A Secretaria de Saúde tem trabalhado para manter essa proteção acessível, levando os imunizantes até locais de grande movimento e incentivando as pessoas a manterem o cartão vacinal atualizado”, afirmou.
O coordenador ressaltou, também, o papel educativo das ações itinerantes, que ajudam a reforçar a confiança da população nas vacinas e a conscientizar sobre a importância da imunização coletiva. “Cada dose aplicada representa mais do que a proteção individual. Vacinar é um ato de responsabilidade com a própria saúde e com toda a comunidade. Quando a cobertura vacinal aumenta, reduzimos o risco de surtos e mantemos doenças graves sob controle”, enfatizou Breganó.
A ação contou com a participação de profissionais da saúde que orientaram o público sobre o calendário vacinal e esclareceram dúvidas sobre as vacinas disponíveis. Para muitos moradores, a facilidade de encontrar o posto de vacinação em um local de grande circulação fez toda a diferença. A autônoma Lucinéia Furquim foi uma das pessoas que aproveitaram a oportunidade para colocar as vacinas em dia. “É muito importante essas vacinas, temos que aproveitar as campanhas. É a melhor forma de se proteger. Eu passei, olhei e achei muito interessante a vacinação aqui no mercado, gostei muito”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que a vacinação continua disponível durante toda a semana nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros Integrados de Atendimento (CIA). Entre as vacinas ofertadas estão BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C e ACWY, Influenza, Covid-19, Febre Amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), Varicela, DTP, Hepatite A e HPV.
Notícias dos Poderes
Número de enfermeiros no Brasil cresce 44% em cinco anos
Pandemia de covid-19 aumentou contratação de profissionais
12 de Novembro de 2025 as 10h54Menino que levou pão mofado para escola é diagnosticado com doença comum a marinheiros do século 18
Criança levou “pão mofado e água” para comer na escola e chamou a atenção das professoras
12 de Novembro de 2025 as 07h41Cochilos: quantas horas devem durar e quem deve evitar? Especialista responde
Pablo Ferrero alertou que dormir mal também afeta funcionamento dos órgãos
11 de Novembro de 2025 as 12h46Prefeitura prepara dia exclusivo para a saúde do homem com nove especialidades médicas
10 de Novembro de 2025 as 15h15Prefeitura e Refeccs promovem Show do Bem para arrecadar fundos para o HC de MT
07 de Novembro de 2025 as 10h04Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36