Imunização
Disponível em Sinop vacina contra a dengue para crianças e adolescente de 10 a 14 anos
Saúde | 28 de Junho de 2024 as 09h 49min
Fonte: Assecom

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça que a vacina contra a dengue tem como público alvo da imunização crianças e adolescentes com idades entre 10 a 14 anos. A medida de prevenção é um passo importante na prevenção e controle da doença. O imunizante está disponível em todas as salas de vacinas do município.
A vacinação contra a dengue é uma estratégia eficaz para reduzir a incidência e gravidade da doença. Em Sinop a meta é vacinar 13.459 indivíduos do público alvo, porém até o momento foram aplicadas aproximadamente 800 doses. De acordo com os dados epidemiológicos, de janeiro a maio, foram registrados 257 casos confirmados de dengue.
As doses estão disponíveis nas salas de vacinas das UBS’s de segunda a sexta-feira das 7h às 11h, e das 13h às 17h, e também nas salas de vacinas dos CIA’s André Maggi e Jacarandás de segunda a sexta-feira das 6h30 às 18h30, sem intervalo. E também nas ações aos sábados em sete locais (UBS’s: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, e nos CIA’s Jacarandás e André Maggi), das 7h30 às 16h30.
O esquema vacinal é composto por duas doses, que devem ser aplicadas com intervalo de 90 dias. Pessoas com diagnóstico positivo ou que já tiveram dengue, é recomendado um intervalo de seis meses. Não pode ser aplicada simultaneamente com outra vacina. Se tiver que tomar as vacinas contra Varicela, Febre Amarela e Tríplice Viral, é preciso um espaço de 30 dias após aplicação da vacina da dengue. É contraindicada para gestantes e lactantes (mulheres que estão amamentando).
Notícias dos Poderes
TCE-MT mantém suspensos contratos da SES-MT para cirurgias em hospitais regionais
21 de Agosto de 2025 as 13h41Cientistas descobrem 'fonte da juventude' do sistema imunológico; entenda
Pesquisadores da Mayo Clinic identificaram o mecanismo que faz com que pessoas com mais de 60 anos mantenham a
21 de Agosto de 2025 as 08h46Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
20 de Agosto de 2025 as 08h10MT Hemocentro reforça convite a doadores de sangue dos tipos B- e O-
Unidade especializada funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, sem pausa no horário de almoço
19 de Agosto de 2025 as 07h33Mutirão de atendimentos da saúde alcança quase 200 pacientes neste final de semana
18 de Agosto de 2025 as 13h16Acidentes por animais peçonhentos diminuem 18% em Mato Grosso
Programa da SES realiza vigilância ativa e promove capacitação de servidores dos municípios para diminuir a incidência e a gravidade dos casos
18 de Agosto de 2025 as 08h01Brasil registra 1º caso de câncer de mama raro ligado ao implante de silicone
Paciente jovem tinha silicone de longo prazo, com queixa de aumento acentuado no volume de uma das mamas e dor; médico pede atenção de especialistas a quadros suspeitos
15 de Agosto de 2025 as 12h11