Prevenção
Entenda quais são os grupos de risco para dengue e chikungunya em Mato Grosso
Análise da área técnica da SES-MT reforça a necessidade de atenção especial para indivíduos com comorbidades, principalmente hipertensão
Saúde | 07 de Março de 2025 as 09h 55min
Fonte: Secom -MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) fez uma análise técnica sobre os óbitos causados por arboviroses, como dengue e chikungunya, em Mato Grosso. O estudo reforça a necessidade de atenção especial para indivíduos com mais de 50 anos e com comorbidades, principalmente hipertensão, que são mais suscetíveis a complicações graves causadas pelas arboviroses.
Em 2025, todos os óbitos por chikungunya ocorreram em indivíduos acima de 60 anos. O levantamento também revela que todas as vítimas de chikungunya apresentaram doenças preexistentes. A hipertensão foi a condição mais comum, registrada em 14 casos, seguida por diabetes (4 casos), hepatopatias (2 casos) e doença renal (1 caso).
Já em relação à dengue, o perfil dos óbitos é semelhante, com três vítimas do sexo masculino e duas do sexo feminino. A faixa etária mais afetada foi a de 50 anos ou mais. As doenças preexistentes incluem hepatopatias, diabetes e doença renal.
“Estamos vivendo um cenário preocupante com o aumento no número de óbitos em decorrência das arboviroses. Precisamos que a população faça a sua parte para acabar com os focos do mosquito e esteja atenta aos grupos de risco para essas doenças. Dentre as medidas preventivas, estão verificar locais com acúmulo de água, tampar caixas d'água, esvaziar recipientes, descartar corretamente o lixo, limpar as calhas, não acumular sucata e entulho, além de usar repelente”, alertou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo.
Atenção aos sintomas
As arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti apresentam sintomas semelhantes, mas com características distintas que permitem diferenciá-las:
Dengue: caracteriza-se por febre alta (acima de 38°C) de início súbito, dores musculares intensas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e, em alguns casos, manchas vermelhas na pele. Em situações mais graves, pode evoluir para dengue grave, com risco de vida. Dentre os sinais de alerta para a dengue, estão dores abdominais, vômitos, letargia (estado de profunda e prolongada inconsciência) ou irritabilidade e sangramentos de mucosa.
Zika: apresenta febre baixa ou ausência de febre, erupções cutâneas (manchas vermelhas) acompanhadas de coceira intensa, conjuntivite sem secreção e dores nas articulações. Embora geralmente seja uma doença autolimitada, a infecção por zika durante a gestação pode causar microcefalia e outras malformações no feto.
Chikungunya: manifesta-se com febre alta de início súbito, dores intensas nas articulações (principalmente mãos e pés), dores musculares e erupções cutâneas. As dores articulares podem persistir por semanas ou meses, causando desconforto significativo.
A SES lançou o Painel Arboviroses, uma plataforma de monitoramento em tempo real dos casos em Mato Grosso. Através do painel, é possível consultar os números de casos prováveis e confirmados de dengue, zika e chikungunya em todos os municípios do Estado, bem como o nível de incidência das doenças em cada cidade - clique aqui para acessar o painel.
Notícias dos Poderes
Sinop confirma três óbitos por chikungunya
27 de Março de 2025 as 16h40Fundação demite administradores do Hospital Santo Antônio
Conselho Diretor assume o processo de transição da gestão
26 de Março de 2025 as 16h15Estudo chinês: pacientes com paralisia recuperam movimento das pernas em 24 horas
Experimento renova as esperanças de pessoas que sofrem com a condição
26 de Março de 2025 as 13h00SES distribui 96 mil doses de vacina contra a gripe aos municípios
Com a meta de vacinar 1,4 milhão de mato-grossenses em 2025, Estado vai receber do Ministério da Saúde mais 244 mil doses contra a influenza nas próximas semanas
25 de Março de 2025 as 10h26MT registra 14 mortes por Covid este ano; 28 estão internados
Dados são da Secretaria Estadual de Saúde
24 de Março de 2025 as 10h42Mato Grosso vai receber 96 mil doses da vacina contra a gripe; veja grupo prioritário e calendário
24 de Março de 2025 as 09h59SUS passa a oferecer tratamento inovador de atrofia muscular espinhal
Doença é rara, atingindo menos de 65 pessoas a cada 100 mil indivíduos
24 de Março de 2025 as 07h50Novo tratamento pode controlar sintomas de Alzheimer, mostra estudo
Estudo pioneiro mostra que medicamento biológico reduziu pela metade o risco de sintomas em pacientes predispostos geneticamente à doença de Alzheimer
20 de Março de 2025 as 14h09