Sinop
Estado paga parte dos atrasados e Hospital quita salários
Hospital Santo Antônio teme por futuros atrasos
Saúde | 23 de Janeiro de 2025 as 16h 17min
Fonte: Jamerson Miléski

Depois do assunto ganhar espaço nos noticiários e lideranças se mobilizarem, o Governo do Estado de Mato Grosso realizou o pagamento, parcial, dos valores pendentes com o Hospital Filantrópico Santo Antônio, de Sinop. O pagamento foi executado nesta quarta-feira (22), no mesmo dia em que a justiça determinou o bloqueio das contas do Estado para executar o pagamento. Os dois valores – repassados pelo Estado e bloqueados pela Justiça - caíram na conta do Hospital, que acabou estornando o dinheiro transmitido pelo judiciário.
O valor que caiu no caixa do Santo Antônio foi de R$ 4,7 milhões. O repasse corresponde a prestação de serviços realizados ao longo de agosto, setembro e outubro. Segundo o diretor do Hospital, Wellington Randal, meia hora após receber o recurso foi realizado o pagamento dos funcionários da unidade.
A equipe do Hospital Santo Antônio estava com o salário do mês de dezembro atrasado, bem como a segunda parcela do 13º salário em aberto. As pendências desencadearam mobilizações dos funcionários e a suspensão de alguns atendimentos.
Segundo Randal, os problemas financeiros da unidade derivam de um atraso sistemático nos pagamentos dos convênios com o Governo do Estado, através da secretaria de Saúde, relativos aos serviços SUS prestados pelo Hospital. O Santo Antônio é o único de Sinop credenciado pelo SUS para realização de internação e de cirurgias oncológicas, partos, ginecologia e obstetrícia, suporte a nefrologia e para atendimento em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Cerca de 60% do atendimento é feito pelo SUS e 40% atende à rede particular e convênio com planos de saúde.
O pagamento executado pelo Estado nesta quarta-feira responde a uma parte da dívida. O Hospital ainda tenta receber os valores referentes aos meses de novembro e dezembro – que correspondem a aproximadamente R$ 10 milhões. Caso o Estado protele novamente esses pagamentos, a situação financeira do Hospital volta a se complicar. “Dois ou três meses de atraso o Hospital até consegue suportar. Mais que isso não tem como”, explica Randal.
Segundo o diretor, o Hospital tem realizado devidamente as prestações de contas dos serviços prestados através do SUS e não compreende os motivos da demora das avaliações dos processos e dos pagamentos. O problema pode ser de fluxo dentro da Secretaria de Saúde. Informações obtidas pelo GC Notícias dão conta que o prazo de tramitação de uma nota fiscal dentro da pasta chega a ser de 20 dias – o que geraria um “atraso institucional” de quase um mês em qualquer pagamento.
Notícias dos Poderes
Prefeitura e Refeccs promovem Show do Bem para arrecadar fundos para o HC de MT
07 de Novembro de 2025 as 10h04Câncer de próstata: atendimento aumenta 32% em homens com até 49 anos
Quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura
05 de Novembro de 2025 as 09h15Prefeitura de Sinop inicia atendimentos pré-cirúrgicos vasculares no novo CEM
03 de Novembro de 2025 as 16h29Com equipe 100% de MT, SES realiza 13ª captação de múltiplos órgãos deste ano
Foram captados um fígado, dois rins e uma córnea em Cuiabá; equipe captadora é do Hospital São Mateus e do Banco de Olhos
04 de Novembro de 2025 as 08h36Seu CEP pode influenciar seu risco de desenvolver Alzheimer e demência
Estudo nos EUA revela que desigualdades sociais e ambientais nos bairros afetam a saúde cerebral e aumentam o risco de Alzheimer
03 de Novembro de 2025 as 13h20Acesso fácil e desinformação: o que explica o aumento de envenenamentos no Brasil
Entre 2015 e 2024, SUS registrou mais de 45 mil atendimentos provocados por intoxicação proposital ou acidental
03 de Novembro de 2025 as 09h14Esmalte em gel causa câncer? Veja produtos proibidos pela Anvisa
Duas substâncias foram proibidas em nova decisão da Anvisa
31 de Outubro de 2025 as 08h18Macaco com hepatite, herpes e Covid-19 foge após acidente e alarma autoridades nos EUA: 'Não toquem'
Cinco animais foram sacrificados no local, no Mississippi, por motivo de segurança
30 de Outubro de 2025 as 07h35