Maior risco
Estudo associa dores de cabeça em excesso com risco aumentado de suicídio
Dados de quase 120 mil pacientes com diagnóstico de dores de cabeça sugerem que esse grupo tinha maior chance de tentar e cometer suicídio em até 15 anos
Saúde | 05 de Fevereiro de 2025 as 08h 07min
Fonte: Galileu
Pessoas diagnosticadas com enxaqueca, cefaleias pós-traumáticas e cefaleias tensionais possuem um maior risco de tentar e cometer suicídio. É o que notou um novo estudo, publicado na revista JAMA Neurology, e feito por pesquisadores dos EUA e Dinamarca.
Para obter os resultados, pesquisadores analisaram cerca de 120.000 pessoas (119 .486, para ser mais preciso), comparando os números de suicídios (e tentativas) com as taxas entre pessoas sem dores de cabeça.
O estudo analisou os dados de 119.486 pacientes com mais de 15 anos, que receberam o diagnóstico de enxaquecas, cefaleias tensionais e pós-traumática pelo sistema nacional de saúde da Dinamarca entre 1995 e 2020.
A equipe, liderada por Holly Elser, neurologista cognitiva da Universidade da Pensilvânia, comparou os dados dessas pessoas com 597.430 indivíduos que não foram diagnosticados com dores de cabeça.
Como conclusão, descobriram que pessoas com qualquer um dos tipos de dores de cabeça tinham maior probabilidade de tentar e cometer suicídio nos próximos 15 anos.
Cerca de 0,78% pessoas com cefaleia tentaram tirar a própria vida, e 0,21% se suicidaram. Em comparação com pessoas sem cefaleias, a porcentagem de tentativas caiu para 0,33%. 0,15% cometeram suicídio.
O que os resultados indicam
De acordo com os pesquisadores, os resultados de suicídio foram mais acentuados quando estavam relacionados com diagnósticos de cefaleias pós-traumáticas e cefaleias autonômicas do trigêmeo - esta última caracterizada por dor intensa de um lado da face.
Mas por que essa relação existe? Isso ainda não se sabe ao certo. "Os mecanismos subjacentes às associações observadas entre distúrbios de dor de cabeça e suicídio são incertos", afirmaram.
Os especialistas acreditam que sintomas psiquiátricos podem ter uma relação mais profunda com as dores de cabeça — que inclusive, podem ser desencadear sentimentos de desânimo e desesperança, contribuindo para as tentativas de suicídio.
"Estudos anteriores demonstram uma ligação entre dor crônica e suicídio que persiste após a contabilização de doença psiquiátrica", expõe os pesquisadores. "Isso levanta a possibilidade de que o suicídio surja como uma reação à experiência de dor crônica relacionada a episódios de cefaleia."
Os autores do estudo também acreditam que dores de cabeça e sintomas psiquiátricos podem causar, de forma semelhante, mudanças na liberação de hormônios de serotonina e na produção de moléculas que sinalizam quais são os causadores de inflamações.
"A associação robusta e persistente com tentativas e suicídios consumados em transtornos de cefaleia sugere que pacientes diagnosticados com cefaleia podem se beneficiar de avaliação e tratamento simultâneos de saúde", segundo os pesquisadores no artigo.
Notícias dos Poderes
Tadalafila: os riscos do remédio para ereção que virou febre no pré-treino das academias
Vendas desses comprimidos em farmácias disparam. Levantamento feito pela Anvisa revela que foram vendidas 21,4 milhões de caixas de tadalafila no país em 2020. Três anos depois, esse número havia subido para 47,2 milhões
05 de Fevereiro de 2025 as 16h05Mutirão avança e participação de moradores é essencial no combate ao mosquito
05 de Fevereiro de 2025 as 08h21A cada minuto, 40 pessoas são diagnosticadas com câncer no mundo
Informação é da OMS ao lembrar hoje o Dia Mundial do Câncer
04 de Fevereiro de 2025 as 16h12Congelamento de câncer de mama tem 100% de eficácia em estudo nacional
O procedimento, chamado crioablação, usa temperaturas extremamente baixas para congelar e destruir células cancerígenas; pesquisa é de professores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
03 de Fevereiro de 2025 as 07h30Todas as mortes por chikungunya no Brasil foram registradas em MT, estado com maior incidência
O estado já figura como o primeiro em incidência da arbovirose o país, ou seja, é aquele com maior frequência de novos casos
31 de Janeiro de 2025 as 16h34Prefeitura fará mutirão contra a dengue e morador será o agente de sua casa
31 de Janeiro de 2025 as 10h34SES repassa R$ 6,8 milhões para o Hospital de Câncer de Mato Grosso
Repasse é relativo ao serviço prestado no mês de dezembro de 2024; Estado está em dia com os pagamentos para a unidade
31 de Janeiro de 2025 as 08h39Mato Grosso registra crescimento de cirurgias eletivas no SUS
Os dados são do Ministério da Saúde, que registrou o maior volume de cirurgias eletivas da história do SUS no ano passado
29 de Janeiro de 2025 as 10h35