Experimento
Estudo chinês: pacientes com paralisia recuperam movimento das pernas em 24 horas
Experimento renova as esperanças de pessoas que sofrem com a condição
Saúde | 26 de Março de 2025 as 13h 00min
Fonte: Revista Planeta

Pesquisadores da Universidade de Fudan, em Xangai, China, conseguiram fazer quatro pacientes que sofriam com paralisia voltarem a se movimentar. O experimento bem sucedido foi realizado por meio da implementação de chips de eletrodos no cérebro e na medula espinhal.
O resultado supera os testes da empresa de Elon Musk, Neuralink, e apresenta novas possibilidades para a área médica.
A pesquisa ganhou o nome “tecnologia de interface cérebro-coluna triplamente integrada” e explica como o procedimento conseguiu chegar a um “bypass neural”, construindo uma nova comunicação entre os órgãos.
O objetivo da experimentação era fugir do método de outras companhias e focar na interface cérebro-coluna (BSI), resultando em uma renovação da conexão entre as partes sem a necessidade de aparelhos externos, como próteses.
A eficácia da técnica chamou a atenção da comunidade médica pela rapidez, já que um dos pacientes conseguiu voltar a mexer as pernas após 24 horas da implantação. Os outros participantes, que foram submetidos a cirurgia de colocação em fevereiro e março deste ano, também demonstraram uma grande recuperação.
Ainda que as respostas tenham sofrido graus de eficácia diferentes, todos conseguiram realizar alguma locomoção. Os especialistas acreditam que a reabilitação pode ser completada com sucesso em até cinco anos, sofrendo variações dependendo da pessoa.
A nova tecnologia deve seguir passando por mais testes antes de ser introduzida globalmente, mas seus resultados positivos renovam a esperança de milhares de residentes que possuem a condição.
Notícias dos Poderes
Patologista alerta para prevenção e diagnóstico de câncer de pele
Com mais de 220 mil casos anuais no Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum da doença no país. Especialista alerta para a importância do diagnóstico precoce, uso diário de protetor solar e atenção a sinais como manchas que muda
14 de Junho de 2025 as 14h03Secretaria de Saúde de MT investiga suspeita de dois casos de gripe aviária em humanos
Já foram feitas as coletas de amostras dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
12 de Junho de 2025 as 13h16Farmacêutica brasileira lança em agosto caneta contra obesidade
Medicamento tem como princípio ativo a liraglutida. Empresa se torna a primeira fabricante 100% brasileira a ingressar no mercado global de análogos de GLP-1
12 de Junho de 2025 as 10h20Prefeitura lança edital de licitação para construção de UBS no Nico Baracat
12 de Junho de 2025 as 10h12Centro de Endemias inicia campanha de vacinação antirrábica em Sinop; veja o cronograma
12 de Junho de 2025 as 09h45Mais de 80% das mortes por síndrome respiratória em MT foram de pessoas não vacinadas
Cobertura vacinal do público-alvo priorítário, como crianças, idosos e gestantes, está em 28%, segundo a Secretaria de Estado de Saúde
11 de Junho de 2025 as 15h08Governo de MT publica mais 157 nomeações no concurso público da Saúde
Nomeações podem ser conferidas na segunda edição extra do Diário Oficial que circulou nesta quinta-feira (05)
06 de Junho de 2025 as 10h20