Serviço retomado
Governo do Estado retoma realização de transplantes de rim em Mato Grosso
Previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos
Saúde | 12 de Março de 2025 as 10h 17min
Fonte: Ana Lazarini - SES-MT

O Governo do Estado retoma, nesta quarta-feira (12.3), a realização de transplantes de rim pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. A previsão é de que, nesta semana, sejam realizados três transplantes renais no Hospital São Mateus, em Cuiabá, unidade credenciada para a realização dos procedimentos.
Os transplantes devem ser realizados nos dias 12, 13 e 14 de março, um em cada dia, e envolverão doadores vivos. Contudo, devido à complexidade dos procedimentos, é possível que haja mudanças neste cronograma.
Transplantada há cerca de 11 anos, a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, falou sobre o retorno do procedimento no Estado.
“A retomada dos transplantes é motivo de comemoração. Eu que passei por esse processo quando precisei ser transplantada, sei o quanto a oportunidade de realizar o procedimento desperta a esperança de viver. Graças a Deus meu marido foi compatível comigo. Gratidão ao Governo do Estado por esse olhar humanizado”, disse Virginia Mendes.
"Sei o quanto é sofrido ficar à espera de um rim, ter que fazer hemodiálise. É muito sofrimento. Quando ganhamos um rim, nascemos de novo. Vida nova, com restrições, mas é vida nova. É muito bom estar vivo”, lembrou a primeira-dama do Estado.
"Posso testemunhar sobre a importância desse tipo de procedimento, pois já fiz o transplante junto com a minha esposa Virginia. É uma operação que salva vidas e que precisa estar à disposição da população. Fico muito feliz em saber que muitas vidas serão salvas por conta dessa iniciativa do Governo do Estado", declarou o governador Mauro Mendes.
A retomada dos transplantes renais em Mato Grosso é resultado de um investimento do Estado de mais de R$ 19 milhões por ano.
Atualmente, há cerca de 2 mil pacientes em tratamento nos serviços de hemodiálise em Mato Grosso. A previsão da Central Estadual de Transplantes é de que 40% a 50% desse quantitativo tenha a indicação para o transplante renal.
“Essa é uma ação prioritária para o Governo de Mato Grosso, que tem a atenção do governador Mauro Mendes, até mesmo pela importância da iniciativa, pelo engajamento da nossa primeira-dama, Virginia Mendes. A equipe da Central Estadual de Transplantes se dedicou integralmente em todos os quesitos necessários, junto à habilitação do hospital, à capacitação das equipes, para que fosse possível retomar esse serviço tão relevante para a população”, disse o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A realização de outros transplantes de rim está condicionada à disponibilidade do órgão e à compatibilidade entre o doador e receptor.
“A importância em se ter o transplante aqui no Estado é para as futuras captações que venham a acontecer dentro de Mato Grosso. A partir de agora, os órgãos captados no nosso estado terão como prioridade os pacientes de dentro do próprio estado. Caso não haja pacientes compatíveis ou aptos a receber o órgão, ele será disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, para ser vinculado à fila única nacional”, explicou a secretária adjunta do Complexo Reguladora da SES, Fabiana Bardi.
A ordem de serviço para a retomada dos transplantes renais em Mato Grosso foi emitida em setembro de 2024. O Hospital São Mateus foi credenciado por meio do Chamamento Público nº 002/2024.
O processo para a retomada dos transplantes não se resumiu apenas à ação cirúrgica, mas também às demais etapas necessárias, como o cadastramento, a qualificação, habilitação e o credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde.
O médico nefrologista do Hospital São Mateus, dr. Jonathan Feroldi, informou que houve uma preparação de quatro anos para que a unidade estivesse apta a realizar os transplantes renais em Mato Grosso. Após o credenciamento, as equipes do hospital trabalharam na atualização da fila de pacientes com a indicação para o transplante.
“Neste primeiro momento, nós estamos atuando com os pacientes que são novos, que ainda não tiveram acesso a um centro de transplante. Nós já atendemos cerca de 200 pacientes e todos eles são atendidos pelo nefrologista, realizam uma série de exames para que a gente possa ter a certeza de que está tudo bem com a saúde daquele paciente, para que ele possa realmente ser habilitado para ser transplantado”, explicou.
Além disso, houve o investimento na atualização técnica das equipes médicas no Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS), considerada uma unidade de referência para transplantes renais no Brasil.
“Nove membros da nossa equipe foram até Porto Alegre, no Hospital de Clínicas, que é uma das maiores referências do país em realização de transplante, para acompanhar a realização de sete transplantes renais. O objetivo é garantir a melhor qualidade e o melhor desfecho para esses pacientes”, acrescentou o especialista.
Nefrologista Jonathan Feroldi. Crédito: Michel Alvim
Transplantes que transformam vidas
Para Altair de Lima, de 55 anos, que irá receber um rim através do transplante, a oportunidade é um grande privilégio. Ele morava em Tapurah (a 436 km de Cuiabá), mas realizava as hemodiálises em Sinop. Devido ao intenso deslocamento de carro, a família optou por se mudar para a capital, para facilitar a ida às sessões de hemodiálise.
“É um momento muito gratificante. Isso é um privilégio pra gente, sair da vida da hemodiálise três vezes por semana. Só quem perde um rim sabe o valor que ele tem, o que ele significa pra gente. Com esse privilégio que tenho de receber um rim através do meu irmão, pelo ato de coragem dele, meu coração é só gratidão. A partir de amanhã, se Deus quiser, a gente não precisa mais da hemodiálise, a gente vai ter liberdade”, declarou, emocionado.
Ele também parabenizou a atual gestão do Governo pela retomada dos transplantes de rim em Mato Grosso e destacou que essa ação vai beneficiar muita gente. “A gente quer parabenizar esse ato do governador Mauro Mendes e da primeira-dama Virginia Mendes, que está beneficiando e ainda vai beneficiar muita gente, vai tirar muita gente do sofrimento”, concluiu.
Notícias dos Poderes
Consumo elevado de ultraprocessados pode aumentar em 41% o risco de câncer de pulmão
Pesquisa com mais de 100 mil pessoas indica associação entre o consumo desses alimentos e maior incidência de tumores, mesmo entre não fumantes
15 de Setembro de 2025 as 08h38Suicídios em Mato Grosso aumentam 256% em uma década
15 de Setembro de 2025 as 07h31Caminhão da vacinação percorrerá cinco bairros de Sinop na próxima semana
12 de Setembro de 2025 as 15h12Prefeitura de Sinop promove Mutirão da Saúde no Machado Aeroporto neste sábado (13)
11 de Setembro de 2025 as 14h50Entenda como é o medicamento brasileiro que pode reverter lesão medular
Durante a fase experimental do antídoto, que é aplicado diretamente na coluna, pacientes tiveram recuperação total de seus quadros
11 de Setembro de 2025 as 10h12Sinop realiza ação da campanha nacional 'De Olho nos Olhinhos' no próximo sábado
Exames gratuitos em crianças reforçam a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma
10 de Setembro de 2025 as 19h31SES promove campanha de conscientização sobre doação de órgãos
A Secretaria de Estado de Saúde capacita funcionários de hospitais notificadores e promove ações de divulgação no mês de setembro para aumentar a captação de órgãos em MT
09 de Setembro de 2025 as 15h45Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais
Inspeção sanitária revelou condições insalubres de higiene na produção
09 de Setembro de 2025 as 07h45