Modernização
Governo investe R$ 4,3 milhões na compra de perfuradores ósseos para hospitais
Foram adquiridos 66 equipamentos que contemplam os oito hospitais geridos diretamente pelo Estado; Objetivo é modernizar o parque tecnológico das unidades
Saúde | 08 de Março de 2022 as 10h 38min
Fonte: Rose Velasco - SES-MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) adquiriu 66 perfuradores ósseos para a realização de cirurgias. Os novos equipamentos contemplam os oito hospitais administrados diretamente pela SES. O investimento foi de R$ 4.308.586,26.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, todos os hospitais já receberam o novo equipamento, que é importante para cirurgias em geral, sobretudo procedimentos cirúrgicos da especialidade de Ortopedia e Traumatologia.
“O perfurador ósseo é de uso continuo e fundamental nos centros cirúrgicos e, por essa razão, a SES decidiu comprar diretamente por meio de licitação. Antes o equipamento era fornecido somente pelos prestadores de serviço aos hospitais. Com esse investimento, todos os hospitais do Estado poderão ampliar a oferta de cirurgias”, informou Dobes.
O médico ortopedista e traumatologista Marcelo Henrique Mortari Okubo, que atua no Hospital Regional de Cáceres, explicou que o equipamento auxilia na redução do tempo de cirurgia e possibilita um procedimento mais rápido e efetivo. A unidade regional já está com os novos equipamentos em uso.
“É um produto de alta qualidade e a probabilidade de infecção intra operatório diminui significativamente. Com este nível de segurança, o paciente é muito beneficiado com essa evolução tecnológica”, avaliou o médico.
Com a entrega de seis novos perfuradores comprados pela SES, o Hospital Regional de Cáceres aumentou o número de cirurgias ortopédicas, passando de 162 para a média de 240 procedimentos por mês.
De acordo com o diretor da unidade regional de Cáceres, Onair Nogueira, a empresa responsável pelo serviço de ortopedia e traumatologia já realiza o fornecimento e a manutenção de seis perfuradores ósseos cirúrgicos. Após o aumento da demanda por cirurgias, a unidade passou a ter necessidade de mais equipamentos.
“As cirurgias ocorrem em menor tempo de duração. Isso nos permite dizer que, embora o Hospital Regional de Cáceres tenha o perfil de trauma, urgência e emergência, será possível o aumento na realização de cirurgia eletivas na especialidade de ortopedia e traumatologia”, pontuou o gestor.
Notícias dos Poderes
Uruguai legaliza a eutanásia e se torna pioneiro na América Latina; veja quais países já permitem
No procedimento, um médico administra uma substância letal ao paciente para causar sua morte de forma deliberada e indolor
17 de Outubro de 2025 as 08h30SES discute estratégias para enfrentamento de HIV e Aids em MT
Oficina da Secretaria de Estado de Saúde contou com o apoio do Ministério da Saúde e reuniu gestores, profissionais de saúde e representantes da sociedade civil em Cuiabá
17 de Outubro de 2025 as 08h39Unidades de saúde de Sinop abrem neste sábado (18) para o Dia D de Vacinação
15 de Outubro de 2025 as 10h47Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40