Em 8 meses
Hospital de Amor chega a 11 mil procedimentos em Sinop
Unidades móveis tem levado o diagnóstico precoce de câncer para pessoas sem acesso
Saúde | 08 de Junho de 2022 as 10h 30min
Fonte: Assessoria

Em 8 meses, o Instituto de Prevenção do Câncer do Norte de Mato Grosso, que é um braço do Hospital de Amor de Barretos em Sinop chegou a 11.602 procedimentos. Entre os serviços realizados neste período estão, mamografias, Papanicoloau, ultrassonografias, biópsias, colposcopias e Cirurgias de Alta Frequência (CAF). Os exames foram feitos dentro das unidades móveis (Caminhões de Amor) que percorreram 42 municípios, e também na unidade fixa que fica em Sinop.
A presidente da Associação, Dra. Anna Letícia Yanai, comemora o resultado, e diz que isso é só o começo de um trabalho de prevenção que será feito a longo prazo.
“A prevenção é o alicerce desta instituição, nosso objetivo é, que daqui a alguns anos, nossas mulheres não precisem mais passar por cirurgias mutilantes e nem tratamentos agressivos como a quimioterapia e a radioterapia”, afirma a médica.
Ela ainda explica que, desde 2018 a Associação dos Voluntários do Norte de Mato Grosso – AVIP, vem arrecadando fundos para que tudo isso virasse realidade.
“A região norte e médio norte contam hoje 2 unidades móveis e uma unidade fixa que funciona provisoriamente. Agora nosso foco é concluir nossa unidade que fica na região do aeroporto onde conseguiremos atender um número maior de mulheres com mais qualidade e espaço físico adequado”, destaca.
Uma das beneficiadas pelo atendimento foi a dona de casa Sandra Aparecida de Oliveira, que mora na cidade de Colíder, e que estava na fila de espera para fazer mamografia há 4 anos.
“Eu estava esperando desde 2019 para fazer meu exame preventivo, com a vinda do Instituto de Prevenção, fiz em questão de dias, além da rapidez, somos muito bem atendidas, recebemos um tratamento incrível por aqui, só tenho a agradecer”, cita Sandra.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), se os exames e a detecção da doença forem realizados desde o início, a prevenção pode aumentar as chances de cura do câncer em até 90%.
A Mastologista do Instituto de Prevenção do Câncer, Dra. Rafaela Pinheiro de Oliveira, acrescenta a importância do tratamento preventivo e aconselha às mulheres não terem medo de fazer os exames regularmente.
“É comum as mulheres ficarem com medo de fazer os exames por temerem o diagnóstico, mas é fundamental para a cura a detecção precoce. Mulheres a partir dos 40 anos ou que possuam histórico familiar de parentes com câncer, devem realizar o exame preventivo anualmente, as chances de cura são maiores quando a doença é detectada no estágio inicial”, reitera a mastologista.
Enquanto a obra da unidade fixa não está finalizada, o Instituto funciona em sede provisória, localizado no centro de Sinop, na rua das Magnólias, 153, Setor Comercial, e atende mulheres que necessitam de exames preventivos, complementares e de alta complexidade.
Notícias dos Poderes
Unidades de saúde de Sinop abrem neste sábado (18) para o Dia D de Vacinação
15 de Outubro de 2025 as 10h47Casos de meningite e baixa vacinação preocupam autoridades em Mato Grosso
Estado registra oito mortes e tem cobertura vacinal de apenas 70%, muito abaixo do ideal de 95% recomendado pelo Ministério da Saúde.
14 de Outubro de 2025 as 20h07Prefeitura de Sinop assina convênio para construção de nova Policlínica
14 de Outubro de 2025 as 12h55Intoxicação por metanol: casos confirmados sobem para 32 no Brasil
sobem para 32 no Brasil O governo ainda investiga a suspeita da substância no organismo de 181 pacientes que apresentaram sintomas
14 de Outubro de 2025 as 08h45Brasil recebe lote de medicamento para tratar câncer de mama no SUS
Nesta primeira remessa, chegaram 11.978 unidades do remédio
14 de Outubro de 2025 as 09h40Prefeitura e Ministério da Saúde assinam nesta terça (14) termo para construção de nova Policlínica
13 de Outubro de 2025 as 14h15SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53