Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 11 de Dezembro de 2024

Menu

Levantamento

Incidência de câncer em MT supera média nacional em vários tipos da doença

O levantamento, que abrange o período entre 2023 e novembro de 2024, destaca os cânceres de próstata, cólon e reto, mama e colo do útero, que lideram os índices no estado

Saúde | 27 de Novembro de 2024 as 15h 13min
Fonte: PNB Online

Foto: Agência Brasil)

No Dia Nacional de Combate ao Câncer, que é celebrado nesta quarta-feira (27.11), dados do Ministério da Saúde mostram que Mato Grosso apresenta taxas de incidência de diversos tipos de câncer acima da média brasileira. O levantamento, que abrange o período entre 2023 e 24 de novembro de 2024, destaca os cânceres de próstata, cólon e reto, mama e colo do útero, que lideram os índices no estado.

Entre os homens, a taxa ajustada de casos de câncer de próstata em Mato Grosso é de 63,22 por 100 mil habitantes, superior à média nacional de 55,49. Já entre as mulheres, o estado registra 47,51 casos de câncer de colo do útero por 100 mil habitantes, quase quatro vezes a média nacional, que é de 13,25. O câncer de mama feminina também é mais incidente no estado, com 47,51 casos por 100 mil, contra 41,89 da média brasileira.

Outros tipos de câncer que apresentam maior incidência em Mato Grosso são os de cólon e reto, com taxas superiores tanto entre homens (12,43) quanto mulheres (13,55), e o câncer de pulmão, que atinge 10,84 casos por 100 mil mulheres, acima da média nacional de 9,26.

O Ministério da Saúde aponta que, para além de questões genéticas, fatores externos como tabagismo, consumo de álcool, obesidade e alimentação inadequada estão ligados à alta incidência de cânceres. Em Mato Grosso, casos de câncer de pele, por exemplo, estão relacionados a características regionais, como a intensa exposição ao sol. Por aqui, o número de casos de melanoma maligno de pele (1,98 casos por 100 mil habitantes), também acima da média nacional (1,88).

A associação entre hábitos como consumo de tabaco e álcool com o câncer de cavidade oral também merece atenção, apesar de ter uma incidência menor que no restante do país. Em Mato Grosso, a incidência deste tipo de câncer é de 3,55 casos por 100 mil habitantes, frente a 4,95 na média nacional.

 

Prevenção e diagnóstico

O câncer, que engloba mais de 100 doenças com crescimento desordenado de células, pode ser prevenido em grande parte dos casos. Evitar o tabagismo, proteger-se da radiação solar e adotar hábitos alimentares saudáveis são algumas medidas importantes para reduzir o risco. Além disso, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi instituído pela Portaria MS/GM nº 707/1988 com o objetivo de ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção.