Riscos
Inmet emite dois novos alertas de baixa umidade para MT
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios.
Saúde | 20 de Agosto de 2025 as 08h 10min
Fonte: PNB Online

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de baixa umidade do ar para Mato Grosso nesta terça-feira (19.08). O primeiro, de grau perigo, atinge parte do estado entre 15h e 19h, com índices variando de 20% a 12%, o que representa risco elevado de incêndios florestais e problemas de saúde. O segundo, classificado como perigo potencial, se estende a quase todo o território mato-grossense entre meio-dia desta terça e 20h de quarta-feira (20), com umidade entre 30% e 20%.
A combinação de calor intenso e estiagem aumenta a probabilidade de queimadas e agrava sintomas respiratórios. Segundo o Inmet, a recomendação é evitar atividades físicas nas horas mais secas, manter-se hidratado, proteger a pele com hidratantes e, se possível, umidificar os ambientes.
Nesta segunda-feira (18.08) Secretaria de Estado de Saúde (SES) também emitiu alerta à população sobre os impactos da seca, período que costuma se intensificar entre agosto e setembro. A pasta orienta que pessoas com sintomas como tosse persistente, coriza, dor de cabeça, ardência nos olhos e irritação na garganta procurem atendimento médico. Pacientes com doenças pré-existentes, como asma, bronquite, rinite e sinusite, estão mais vulneráveis a complicações.
A fumaça das queimadas, comuns nesta época, potencializa os riscos. De acordo com a SES, além dos problemas respiratórios, há maior chance de agravamento de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC), especialmente entre pessoas com histórico clínico.
“Os cuidados devem ser tanto com a saúde quanto com o meio ambiente. É fundamental evitar fogueiras, não descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação e não circular próximo a incêndios”, disse a responsável técnica do programa VIGIAR, Noraney Nascimento.
Entre as medidas de prevenção, a SES recomenda aumentar a ingestão de líquidos, usar protetor solar e acessórios de proteção, evitar exposição direta ao sol entre 10h e 16h e, sempre que possível, permanecer em ambientes arejados ou climatizados.
Notícias dos Poderes
SES distribui 500 mil doses e incentiva campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos
Estado otimiza a distribuição de doses para os municípios e mobiliza as equipes de saúde em campanha especial até o fim do mês
09 de Outubro de 2025 as 08h53Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro
08 de Outubro de 2025 as 09h41Só duas vacinas atingem meta e MT entra em estado de alerta
08 de Outubro de 2025 as 10h51Saúde aplica 589 doses em ação realizada nos CIA’s André Maggi, Jacarandás e shopping
06 de Outubro de 2025 as 15h39SES orienta sobre nova regra que antecipa mamografia para mulheres com mais de 40 anos
Medida consta em nota técnica da Secretaria de Estado de Saúde e tem o objetivo de ampliar a detecção precoce dos casos de câncer de mama em Mato Grosso
07 de Outubro de 2025 as 08h37Secretaria de Saúde descarta caso suspeito de intoxicação por metanol em MT
Análise de prontuário e resultados laboratoriais afastaram a hipótese de envenenamento na unidade hospitalar. O alerta epidemiológico havia sido emitido após surto de metanol ser registrado em São Paulo.
06 de Outubro de 2025 as 14h28Centro de Endemias de Sinop inicia atendimentos em novo endereço na Av André Maggi
06 de Outubro de 2025 as 14h10Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país
Mais de 6,8 milhões de doses vacinas serão disponibilizadas
06 de Outubro de 2025 as 12h02